Com a estreia olímpica do surf a apenas algumas semanas, o sul-africano Jordy Smith desistiu de participar dos Jogos de Tóquio pois não conseguirá se recuperar a tempo de uma lesão sofrida no joelho durante uma sessão de surf em Durban, agravada pela participação na perna australiana do Championship Tour.
No início do mês, uma foto postada por ele em seu perfil no Instagram revelando que o sul-africano havia passado por uma cirurgia geraram rumores sobre sua possível ausência nos jogos de Tóquio, que acabaram por se confirmar hoje.
Veja também:
+ Italo Ferreira fala sobre sua estreia nas Olimpíadas
+ Guia Olimpíadas: Tudo sobre o surf
“Foi difícil tomar a decisão de desistir. Estou ansioso pelas Olimpíadas há muito tempo e minha construção estava indo muito bem”, disse Smith em um comunicado à mídia divulgado na sexta-feira pela ESPN .
“No entanto, esta decisão é a única maneira de garantir que tenha uma longa carreira no surf profissional e alcançar meu objetivo final de vencer o WSL Championship Tour”, continuou ele.
Smith, que era considerado um dos favoritos à medalha em Tóquio, atualmente está em sétimo lugar no ranking da WSL após ser forçado a se retirar do Surf Ranch Pro devido a essa lesão.
Bianca Buitendag, de Victoria Bay, será a única surfista que representará a África do Sul no Japão. A melhor temporada de Buitendag no Tour do Campeonato veio em 2015, quando ela fez duas finais e terminou em quarto lugar no mundo.
Com a saída de Jordy Smith, o italiano Leonardo Fioravanti garantiu uma vaga na competição.
Fioravanti comemorou a vaga em suas redes sociais. “Tenho a honra de dizer que estarei competindo nas Olimpíadas de Tóquio! Um dos momentos mais emocionantes da minha carreira”, escreveu o italiano. “Quando eles confirmaram o surf nas Olimpíadas, em 2016, eu sabia que havia uma nação inteira atrás de mim acreditando em levá-los para lá”.
Apesar da alegria com a convocação, ele não deixou de prestar soliedariedade ao sul-africano:
“Lamento muito por Jordy Smith, você nunca deseja que ninguém se machuque. Você estará de volta em breve, meu amigo”, escreveu.
A estreia do surf nas Olimpíadas está prevista para ser realizada de 25 a 28 de julho de 2021.