Krystian Kymerson é destaque pelo segundo dia consecutivo. Foto: Fabriciano Junior
Por Felipe Fernandes
Com ondas menores porém com melhor formação, foram definidas as quartas de final apenas com surfistas brasileiros no Mahalo Eco Festival, evento de nível 4 estrelas do WQS, disputado na praia da Tiririca, Itacaré (BA).
Destaque da quinta-feira, Krystian Kymerson voltou a brilhar ao lado do catarinense Jean da Silva.
Novamente o capixaba quebrou nas ondas de 1 metro desta sexta-feira. Defensor do título, Kymerson tirou a maior nota do dia (8.33) com uma aéreo 360 full rotation de backside.
Com um backup de 6.40, o atleta superou com folga o pernambucano Gabriel Farias, o paulista Alex Ribeiro e o indonésio Oney Anwar, segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
Outro que se deu bem na Tiririca foi o catarinense Jean da Silva. Diferente dos outros hi-scores da competição, Jean manobrou com muita pressão na parte mais crítica da onda e impressionou a bancada de jurados ao descolar 8.00 sem mandar aéreos.
Alan Jhones avançou em segundo, enquanto Hizunome Bettero e Peterson Crisando – autor de interferência – foram eliminados.
O momento mais esperado pelo público da praia foi a bateria do itacarense Alandreson Martins, único baiano na competição. O local radicado no Rio de Janeiro bateu de frente com o pernambucano Ian Gouveia, o cearense Artur Silva e o sul-africano Dylan Lightfoot.
Alandreson não perdeu tempo mostrou que estava com as decolagens no pé. Com dois aéreos 360, o surfista construiu um somatório suficiente para carimbar seu passaporte à próxima fase. Artur também fez sua parte e avançou. Ian Gouveia e Dylan já podem voltar para casa.
Outros nomes indicados como possíveis vencedores também acabaram eliminados. Heitor Alves, Deivid Silva, Messias Félix, Jano Belo e Rudá Cavalho são alguns deles.
Uma nova chamada acontece neste sábado, às 10:00 horas (horário de Brasília).
Quartas de final
1 Jean da Silva (BRA) x Artur Silva (BRA)
2 Alan Jhones (BRA) x Alandreson Martins (BRA)
3 Halley Batista (BRA) x Gabriel Farias (BRA)
4 Krystian Kymerson (BRA) x Victor Bernardo (BRA)
Round 5
1 1-Jean da Silva (BRA), 2-Alan Jhones (BRA), 3-Peterson Crisanto (BRA), 4-Hizunomê Bettero (BRA)
2 1-Alandreson Martins (BRA), 2-Artur Silva (BRA), 3-Ian Gouveia (BRA), 4-Dylan Lightfoot (AFR)
3 1-Halley Batista (BRA), 2-Victor Bernardo (BRA), 3-Bino Lopes (BRA), 4-Kanoa Igarashi (EUA)
4 1-Krystian Kymerson (BRA), 2-Gabriel Farias (BRA), 3-Alex Ribeiro (BRA), 4-Oney Anwar (IDN)