A seguir, você verá imagens do momento em que um grande tubarão branco ronda surfistas em alto mar na África do Sul.
Após uma série recente de avistamentos de tubarões brancos e encontros próximos, o serviço de resgate marítimo da África do Sul pediu cautela a nadadores e surfistas.
Due to a high number of reported White Shark sightings and close encounters, NSRI are appealing to the public exercise caution along the Southern Cape coastline, in particular around the coastline of Plettenberg Bay and between Mossel Bay and Jeffreys Bay.https://t.co/IKbxE3tNhh pic.twitter.com/3uI02FGgSc
— Sea Rescue South Africa (@NSRI) June 23, 2020
Os incidentes foram registrados ao longo da costa do Cabo Sul e Cabo da Páscoa, de acordo com um comunicado da Sea Rescue South Africa (NSRI), publicado terça-feira (23).
Essas águas, na cidade da Cidade do Cabo, são conhecidas como alguns dos melhores lugares do mundo para avistar predadores, mas pesquisas mostram que o número de tubarões diminuiu significativamente.
No entanto, nas últimas semanas, houve uma “grande quantidade” de avistamentos e alguns encontros próximos, disse o NSRI, que divulgou imagens de drones que mostram um tubarão perto de surfistas na Baía de Plettenberg.
LEIA TAMBÉM: Tubarão no outside? Saiba o que fazer
É normal que mais tubarões sejam vistos na área nessa época do ano, pois se alimentam de focas e peixes próximos à costa, explicou a organização.
“O comportamento visto nesta filmagem mostra que o tubarão está ciente dos surfistas e os está investigando”, disse Sarah Waries, do programa Shark Spotters da Cidade da Cidade do Cabo, em comunicado.
Em várias ocasiões recentes, as autoridades tiveram de pedir aos surfistas que deixassem a água depois que os tubarões foram vistos por perto.
Dicas para evitar risco de encontros
O CoCT Shark Spotters divulgou conselhos para reduzir o risco de encontros próximos, incluindo ficar fora da água quando pássaros, focas ou golfinhos estão se alimentando nas proximidades.
As pessoas também são aconselhadas a ficar fora da água onde a pesca está ocorrendo ou se estiver sangrando, bem como a ficar longe das bocas dos rios e das águas profundas além das ondas quebrantes.
Não é aconselhável entrar na água sozinho, à noite, ou se houver uma baleia encalhada na área.
Aqueles que usam caiaques ou esquis de surf no mar são aconselhados a remar em grupos em uma formação próxima de diamantes.
A maioria dos ataques de tubarão contra seres humanos ocorre quando o animal está confuso, de acordo com a Encyclopedia Britannica. Eles mordem objetos estranhos para determinar o que são e se são dignos de refeição.
Dois encontros fatais
Houve 64 ataques de tubarão não provocados em todo o mundo em 2019, dois deles fatais, de acordo com o banco de dados de ataques de tubarão do Museu de História Natural da Flórida.
Um ataque provocado é definido como aquele em que um humano iniciou a interação com um tubarão, por exemplo, tentando alimentá-lo.