Centenas de surfistas estão de volta à água na praia de Bondi, Austrália, desde que a praia foi fechada há cinco semanas por conta das restrições ao Covid-19.
A partir dessa terça (28), os locais podem nadar ou surfar nas praias Bondi e em Bronte. O surf está permitido apenas em Tamarama, de 7h da manhã até 5h da tarde aos dias de semana.
A reabertura da praia ocorre em meio à flexibilização das restrições em vários estados australianos, estimulados pelo menor aumento de novos casos de Covid-19 no país.
No momento continua proibido entrar na área de praia para tomar banho de sol ou praticar esportes.
AUSTRÁLIA REABRE PRAIAS COM RESTRIÇÃO
Faixas nas quais se lê “surf and go” (“surfe e vá embora”, em tradução livre), convidam visitantes a deixarem a praia após o surf.
VEJA TAMBÉM: HAVAÍ INCENTIVA TURISTAS A SAÍREM DO ESTADO
Nova Gales do Sul, o estado mais populoso da Austrália, anuncia que seguirá algumas iniciativas tomadas por outras áreas. Uma delas é que, a partir de sexta-feira, seus habitantes podem receber dois visitantes por casa.
A primeira-ministra deste estado, Gladys Berejiklian, pediu, porém, que as pessoas sejam responsáveis e não corram riscos.
“Não queremos ver os números subirem”, advertiu.
Berejiklian também lembrou que a retomada de certas atividades, como a escola, pode levar à aceleração dos contágios, situação para a qual o sistema de saúde não está preparado.
Em Bondi Beach, os surfistas aproveitavam as ondas mas mantinham-se distantes uns dos outros.
Com a prancha debaixo do braço ao lado do filho, John Minto estava feliz com voltar ao mar.
“O surfe não está incrível, mas não podemos reclamar hoje”, disse ele.
A Austrália registrou cerca de 6.700 casos de COVID-19, incluindo 84 óbitos, em uma população de cerca de 25 milhões de pessoas.
O número de novos casos diminuiu um pouco desde a semana passada.
Texto feito com informações AFP.com