Antonio de La Rosa saiu de San Francisco, EUA, e percorreu 4700 quilômetros em uma prancha de Stand Up adaptada até chegar a costa de Waikiki, no Havaí
Por Redação HC
No dia 4 de junho, o espanhol de Antonio de La Rosa partiu de San Francisco, norte da Califórnia, a bordo de seu “Ocean Defender”, uma prancha de Stand Up Paddle personalizada que construiu com a missão de navegar até o Havaí. Foram 76 dias remando constantemente até que ontem, 26/08, de La Rosa finalmente chegou a costa de Waikiki.
Para Antonio, a viagem será lembrada de várias maneiras: primeiro, ressaltou que o nome dado a sua embarcação é uma mensagem para que todos também se tornem defensores dos mares que sofrem com a crescente poluição. Sobre a viagem em si, de La Rosa disse que a viagem foi um verdadeiro teste de auto-suficiência e absoluta solidão.
Na viagem, o momento de maior dificuldade para o espanhol foi já na reta final, no canal entre Molokai e Maui que recebe forte correntes de vento contra a costa, impedindo assim uma aproximação tão simples de De La Rosa e seu Stand Up. “Nesse trecho nem podia dormir, porque se ficasse parado muito tempo ali, era arrastado pelas correntes de vento. Foi realmente bem dificíl”, disse em publicação em seu Facebook.
De La Rosa entou para história como primeiro homem a fazer a travessia em uma prancha de Stand Up. O trajeto só fora realizado antes pelo californiano Ed Gillet, que foi de Monterey Bay para Maui em um caiaque personalizado. Durante a expedição, realizada em 1987, foi relatado que Ed ficou sem comida e teve que comer pasta de dente.
Confira abaixo o depoimento de Antonio de La Rosa após chegar ao Havaí: