Irmãos saíram de Ubatuba em 2018 para realizar viagem ao redor do mundo, mas acidente pode levá-los a abandonar o veleiro
Por Redação HC
Dois brasileiros que participam de uma expedição em alto mar estão à deriva na Polinésia Francesa. Eles usaram as redes sociais nesta quarta-feira (3) para contar que sofreram um acidente, perderam o leme da embarcação e, desde então, estão à deriva.
Os irmãos Celso Pereira e Lucas Pereira saíram de Ubatuba em Março de 2018 com o veleiro Katoosh. Eles velejam parando pelo litoral de vários países em uma volta ao mundo. A expedição é transmitida pelo perfil do veleiro no Instagram.
Nesta quarta, os irmãos fizeram uma postagem alertando que estavam à deriva com a embarcação na Polinésia Francesa. No relato eles explicam que sofreram um acidente que destruiu o leme – parte responsável por nortear a embarcação. Eles explicam que tentaram instalar um leme reserva, mas ainda não conseguiram.
De acordo com o pai dos jovens, que monitora a situação via telefone, ainda não há necessidade de pedido por socorro e que os dois estão em segurança, apesar do mar agitado. Além disso, um resgate seria muito difícil devido às condições do mar.
“Os dois têm mobilidade com o veleiro, tem motor. Se derivar em direção às pedras ou ilha, por exemplo, eles ligam o motor e se afastam. Agora é aguentar a chacoalhação do mar para fazer a colocação do leme reserva”, ressalta o pai de Celso e Lucas.
À deriva há mais de oito horas, os jovens afirmaram que vão tentar se manter assim até sexta-feira (5) quando a previsão é de melhora no tempo e então vão poder fazer os reparos necessários a embarcação para chegar a terra firme e poder trocar o leme.