28.3 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024
28.3 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024

Instituto Guardiãs do Mar promove ação ecológica durante etapa de Saquarema

Legado de sensibilização ecológica será deixado pelas Guardiãs durante etapa do mundial em Saquarema

Por Redação HC

A indústria de pranchas de surfe no Brasil e no mundo vem há mais de 50 anos depositando resíduos tóxicos e inflamáveis em aterros simples sem qualquer tipo de controle ou tratamento ambiental. Tais resíduos, classificados, pela NBR 10.004, como classe I, são considerados perigosos, possuem alto valor agregado e prazos de decomposição elevadíssimos.

Partindo desta premissa e com foco na inclusão social através dos esportes aquáticos e a integração ao meio ambiente, Patricia Almeida – Ativista e Fundadora do Instituto Guardiãs do Mar e Águas decidiu resgatar pranchas de surfe em meados de 2017 para reformá-las e inseri-las novamente no mercado pela iniciativa de doação à outras entidades, escolas e surfistas como trabalho de inclusão e incentivo à base.

Visando criar um sistema de redução de consumo de água, energia elétrica e geração de resíduos sólidos a ativista e surfista convidou o “legend” shaper Neco Carbone, a Comsurf e a fabricante New Advance e Oric para apoiarem este trabalho e ajudarem na recuperação dos dejetos não elimináveis.

Com muito êxito, mais de 50 pranchas foram consertadas, reformadas, doadas ao longo do período e foi observado que esta atividade fabril tem grande potencial para ser redimensionada no Brasil, com o objetivo de minimizar tais impactos.

Além destas iniciativas e alguns projetos sócio ambientais bem concluídos, Patrícia Almeida realiza diversos trabalhos e um movimento de pesquisas dentro e fora do país.

E este ano, o IGDM traz toda a sua energia para um tema intitulado “O A(MAR) TRANSFORMA VIDAS”, utilizando como palco a quinta edição da WSL em Saquarema a convite da montadora JEEP – patrocinadora oficial do evento. “Meu objetivo é sempre deixar um legado de transformação e nesta etapa não será diferente. Falaremos da transformação de uma cultura de desperdício e consumismo para um presente mais consciente e sustentável” diz Patricia Almeida.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias