João “Chumbinho” Chianca mostra DNA vencedor da família e é campeão do Héroes de Mayo Iquique Pro com atuação espetacular na grande final. Assista aos melhores momentos
Por Redação HC
Se o CT de Keramas terminou sem um brasileiro na final masculina pela primeira vez em 2019, no QS a sequência vitoriosa para o surfistas tupiniquins continua. A conquista mais recente rolou neste domingo (26), com João “Chumbinho” Chianca, que sagrou-se campeão do Héroes de Mayo Iquique Pro, primeira das duas etapas de 3 mil pontos do circuito de qualificação no norte do Chile.
O primeiro troféu de QS do caçula Chumbinho veio com autoridade. Na grande final, contra o australiano Dean Bowen, ele fez a nota (9,27) e a soma (17,74) mais altas de todo o campeonato, coroando com o título uma atuação espetacular ao longo de todos os dias de evento.
O resultado faz Chumbinho dar um salto de mais de 100 posições no ranking do QS: ele passou de 149º para 37º na lista de qualificação para o CT. Confira abaixo os melhores momentos do dia decisivo em Iquique:
O evento de Iquique também teve campeonatos do QS entre as mulheres, valendo 1,5 mil pontos para a campeã, e dos circuitos Pro Junior masculino e feminino da WSL, que classifica os surfistas para a grande final no fim do ano.
A espanhola Nadia Erostarbe foi a campeã do QS, derrotando na final a estadunidense Meah Collins. No Pro Junior masculino, outra vitória brasileira: o grommet Leo Casal venceu uma final 100% catarinense contra Lucas Vicente. No feminino, a havaiana Gabriela Bryan sagrou-se campeã ao vencer a peruana Daniela Rosas na decisão.