Animal foi filmado por grupo norueguês que encontrou equipamento russo acoplado ao corpo da baleia.
Por Redação HC
Pescadores noruegueses da vila de Inga fizeram o registro de uma baleia beluga que, de barco em barco, fazia contato com pescadores, aparentemente muito amigável. Entretanto, os pescadores notaram que o animal possuía uma espécie de colete atrelado a seu corpo.
“Íamos lançar redes quando a baleia veio nadando entre os barcos”, disse o pescador Joar Hesten à emissora norueguesa NRK. “Ela veio até nós e, quando se aproximou, vimos que tinha algum tipo de coldre.”
Os pescadores notaram um estranho comportamento da baleia, que procurava ativamente os navios e tentava puxar correias e cordas dos lados dos barcos.
Especialistas noruegueses foram alertados para averiguar o caso e retiraram o arreio da baleia. Nele havia os dizeres “Equipamento de São Petersburgo”, o que levou a desconfiança de que os russos estariam treinando animais marinhos para espionagem.
VEJA TAMBÉM:
-SURTO EM “FOCAS CANIBAIS” ASSUSTA ESPECIALISTAS
-BEBÊ DE 9 MESES À DERIVA É RESGATADO NO MAR DE ILHABELA (VÍDEO)
“Se essa baleia vem da Rússia – e há grandes razões para acreditar nisso – então não são cientistas russos, mas sim a marinha que fez isso”, disse Martin Biuw, do Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega.
Audun Rikardsen, professor do departamento de biologia ártica e marinha da Universidade Ártica da Noruega, disse à NRK: “Sabemos que na Rússia eles tiveram baleias domésticas em cativeiro e também que algumas delas aparentemente foram libertadas. Entrei em contato com pesquisadores russos e eles me disseram que nada tem a ver com esse animal, porém, que ele poderia ter relação com a marinha russa de Murmansk”, relatou Rikardsen.
Na década de 80, na Rússia Soviética, um programa recrutou golfinhos para treinamento militar devido a sua visão afiada, discrição e boa memória, tornando-os instrumentos eficazes para a detecção de armas e submarinos.
Confira a seguir o vídeo feito por pescadores e divulgado pelo GuardianNews do encontro com a beluga: