Christy Davis é um conhecido local de Mavericks que agora ostenta a honraria de ser o primeiro a sofrer — e sobreviver! — um infarto no meio do pico
Por Redação HC
Você que ainda não chegou na casa dos 60 anos — o que pretende fazer quando chegar? Onde quer estar? O californiano Christy Davis, 66, estava surfando Mavericks nesta segunda (11), com um tamanho considerável, quando enfrentou um dos maiores perigos de sua vida: uma parada cardíaca no meio do pico.
Conhecido de todos que costumam surfar no pico de ondas gigantes, Christy foi ajudado por amigos até a terra firme. Levado ao hospital, passou por um procedimento cirúrgico e já está em boas condições de saúde novamente.
Veja também: Lucas Chumbo, Kai Lenny e cia dropam Nazaré gigante no braço – Assista
A experiência única de passar por um infarto em um dos picos de ondas gigantes mais sinistros do mundo foi contada por ele mesmo, em um relato no seu Instagram, que nós tomamos a liberdade de traduzir. Confira — e, mais abaixo, se quiser, o original.
Sobrevivendo a um infarto em Mavericks
“É bom estar vivo! Eu vinha tendo uma ótima sessão em Mavericks ontem [segunda, 11] com meu bom amigo cinegrafista Grant Thompson filmando do jet-ski de Curtis Myers quando comecei a sentir uma séria dor no lado esquerdo do meu peito. Parece que eu estava sendo comprido pela frente e pelas costas, onde ficam as caixas do meu colete salva-vidas.
Quando esse amortecimento começou a se espalhar para o meu braço esquerdo, fiquei preocupado e perguntei se alguém poderia sair da água junto comigo, já que o Curtis tinha acabado de ir embora com o jet. August [Hidalgo, outro local de Mavericks] se voluntariou e nós começamos a remar, mas a dor foi ficando pior e pior. August começou a me rebocar com seu leash, quando Frank [Quirarte], Alex [Martins, brasileiro residente na Califórnia] Manny [Resano], Hide [Hideshiro Minami] e todos os outros que tinham acabado de pegar alguma onda foram se juntando a nossa pequena frota para ver se estava tudo bem comigo. Acabou que eu remei quase toda a distância até a praia, apenas abaixando a cabeça e continuando remando e respirando. August estava me guiando um pouco, apontando quando eu chegava muito perto da bancada de corais ou quando uma onda estava vindo. Demos a volta em Mushroom Rock e August e os outros me ajudaram, às vezes, com um empurrão.
Quando chegamos à praia, Manny e alguns dos outros caras se revezaram trazendo minha prancha. Quando chegamos à caminhonete, Manny assumiu o volante e me levou para casa, com Grant Thompson o seguindo para levá-lo de volta ao estacionamento. Chegando em casa, liguei para a emergência, que prontamente identificou a seriedade da situação. Fui levado para o hospital na mesma hora, em uma ambulância, com sirene ligada e tudo mais. Fui levado direto para a cirurgia, onde colocaram um stent no meu coração. Minha artéria anterior esquerda estava completamente bloqueada. Os médicos disseram que era o ataque cardíaco grave, e que se não estivesse em boa condição física provavelmente teria morrido.
De qualquer forma, com minha artéria desbloqueada, devo ter pelo menos 20% mais capacidade de filtrar o sangue, então com sorte estarei de volta na água do mesmo jeito que antes em alguns meses — embora, realisticamente, ainda não esteja completamente bem, já que ainda é determinar quanto dano foi causado ao coração pelo infarto.
Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e que garantiram que eu saísse da água em segurança. Acho que terei a honraria duvidosa de ser a primeira pessoa a sofrer um infarto em Mavericks!