O surf pode até ser uma atividade solitária, quase egoísta. Mas não significa que os surfistas sejam assim. Enquanto a região de Malibu, na Califórnia, enfrenta um incêndio de proporções catastróficas, alguns surfistas botaram o lado altruísta para funcionar.
Um deles foi o big rider Alex Gray. Ele se juntou a um grupo que havia se organizado via internet para levar mantimentos como água, comida e gasolina para geradores a áreas residenciais que ficaram completamente isoladas devido ao gigantesco incêndio. No norte de Los Angeles, a única estrada de acesso a diversos bairros está completamente bloqueada, e o único meio de entrar ou sair é pelo mar.
A ideia original, segundo a Stab, partiu do veterano de guerra e waterman Brian Toal. Ele e o shaper Ryan Harris se reuniram no domingo (11) de manhã, mas não iam sair devido ao mau tempo. A empreitada foi salva por Matt Meistrel, dono de um barco de 40 pés que se ofereceu para ir junto. Alex Gray juntou-se a eles durante o carregamento do barco.
Ao todo, segundo Alex, foram mais de 80 milhas, cerca de 130 km, de jet ski entre idas e vindas levando os suprimentos. As famílias isoladas pelo incêndio ainda precisam de doações de medicamentos, óleo, rádio e baterias. Eles devem seguir fazendo o percurso enquanto o incêndio e as condições de isolamento persistirem.
Até o início desta quarta (14), o total de vítimas fatais havia chegado a 50 pessoas. Segundo o jornal britânico The Guardian, é o incêndio em uma zona rural mais mortal da história.