A ONG britânica Friends of Horsey Seals divulgou nesta terça (30) imagens chocantes de um grupo de focas encontradas na região de Norfolk, na costa leste do país. Várias delas tinham pedaços circulares de plástico enroscados em seus pescoços, aparentemente já há um bom tempo.
Algumas delas não conseguiam se alimentar corretamente e estavam próximas da asfixia. O grupo tinha ao menos dez focas feridas pela poluição marinha. Um grupo de voluntários da ONG ajudou os animais a se desvencilhar das peças.
Veja também: Baleia achada morta na Tailândia com 80 sacolas plásticas no estômago
Segundo uma outra ONG do Reino Unido, a Sociedade Real de Prevenção à Crueldade Contra Animais, este foi o maior registro já feito sobre danos ambientais diretos a grupos de indivíduos dessa espécie.
Em outras ações na região, a ONG já encontrou focas mortas por enforcamento com pedaços de plástico e também em estado grave de subnutrição.
A poluição por plásticos nos oceanos é um problema que tende a se agravar nos próximos anos e tem chamado a atenção de inúmeras pessoas e entidades ligadas ao surf.
Em maio deste ano, a organização o Corona Bali Pro, quinta etapa do Circuito Mundial de Surf de 2018, mudou o nome para Corona Bali Protected. A mudança foi para dar destaque à entrada da ilha de Bali na campanha 100 Islands, que pretende acabar completamente com a poluição de plástico nos mares em 100 ilhas no planeta até 2020.
Além desta, a World Surf League, entidade que comanda o surf competitivo mundial, vem promovendo diversas ações para conscientização sobre a poluição nos oceanos. Para saber mais, entre aqui.
Texto: Redação HC
Imagens: Divulgação/Friends of Horsey Seals