A temporada de pesca da tainha é uma velha conhecida dos surfistas da região sul do país. No início do inverno, normalmente entre os meses de maio, junho e julho, a atividade tradicional fecha diversas praias da região, que ficam interditadas para o surf.
Existem casos históricos de disputas entre surfistas e pescadores e algumas tragédias já aconteceram como decorrência da pesca, como a morte de surfistas afogados ao se prenderem em redes abandonadas.
VEJA TAMBÉM: Polêmica: Gabriel Medina deveria ser mais educado no freesurf?
A temporada de 2018 começou em primeiro de maio e vai até 31 de julho. Em Garopaba, surfistas e pescadores fizeram um acordo. As praias do Siriu, Gamboa, Vigia e do Centro terão sinalização diária informando se o surf está liberado ou não, assim como no Silveira; na Ferrugem o surf está permitido apenas no canto norte; a Barra do Capão está completamente fechada até o final da temporada da pesca da tainha*.
Enquanto os surfistas já aproveitam momentos de paz com as comunidades tradicionais, são os próprios pescadores que tem produzido algumas cenas lamentáveis, como esta, abaixo, em Garopaba mesmo:
VEJA TAMBÉM: Maior onda já surfada na história invade a Times Square