Os Estados Unidos vivem um momento de acalorado debate sobre o direito ao porte de armas, e Kelly Slater, cidadão americano nascido na Flórida e o mais influente surfista vivo – e em toda a história do esporte – se posicionou a respeito.
“Não tenho nenhum problema pessoal com armas, eu simplesmente gosto mais das pranchas”, escreveu o onze vezes campeão mundial.
Slater desenvolveu uma linha da sua marca de roupas, a Outerknown, dedicada à campanha anti-armamento. “A única arma que você precisa” é o mote da linha, da qual o próprio Kelly é o principal garoto propaganda.
Segundo ele, todo o dinheiro arrecadado com pelas peças dessa linha será revertido para o movimento Every Town Gun Safety, que busca reforçar as leis sobre o assunto e dificultar o acesso às armas de fogo.
“O DEBATE PROVAVELMENTE NUNCA VAI TERMINAR, mas pelo menos podemos tê-lo enquanto buscamos melhores opções para o acesso às armas de fogo e fazemos nosso melhor como sociedade para mantê-las longe das mãos das pessoas erradas, protegendo nossas crianças e comunidades como um todo”, continuou.
O debate sobre o direito a posse de armas tem crescido nos Estados Unidos com os crescentes casos de pessoas que abriram fogo em locais públicos, sobretudo em escolas. Segundo a Mass Shooting Thacker, 125 pessoas foram mortas e 274 foram feridas por atiradores em situações do tipo apenas em 2018.