HARDCORE foi a Santos, SP, assistir ao documentário ‘Cisco Araña – Longboard Bossa Nova’, exibido nesse sábado, 25/3, no SESC.
O filme, dirigido por Robinson Patrício, também surfista, e amigo de Cisco de longa data, mostra a trajetória de Francisco Alfredo Alegre Araña, ícone do surf brasileiro – ou simplesmente Cisco Araña.
A produção foi filmada no litoral de São Paulo e na Califórnia (EUA), e reúne depoimentos de amigos e familiares, além de declarações de Fábio Gouveia, Picuruta e Almir Salazar, Rico de Souza e Neco Carbone.
Conversamos com Robinson e Cisco, que no mesmo dia da exibição do filme, participou do “Garagem on The Nose”, evento de música com a banda Bella Huna e convidados (foto acima).
Cisco, que foi o primeiro surfista profissional do Estado de São Paulo e campeão paulista e brasileiro de surf, criou a primeira escola pública de surf do Brasil, a Escola Radical do Posto 2, que é mantida pela Prefeitura e ensina o surf gratuitamente para crianças, adultos e idosos, além de atender também portadores de necessidades especiais.
“O Robinson está fazendo um trabalho importantíssimo de registro e legado histórico para a cidade de Santos. Muito especial. A história está sendo contada,” disse Cisco a respeito da criação do filme que conta sua história. “Nesses anos todos, posso falar, tem uma coisa que nos une: o amor. O amor pela família. Vamos levar daqui o que fica em nossa memória. Somos amigos e estamos aqui pelo mesmo ideal, unidos pelo amor. Entre família, entre amigos, com surf. Esse filme é um legado e um presente para minha filha.”
Mais sobre Cisco Araña aqui.