A quinta-feira, 8/12, marca o início da janela de espera para o Pipe Masters, última etapa do Circuito Mundial desse ano.
O título mundial já foi decidido – John John Florence consagrou-se campeão mundial no Rip Curl Pro, realizado em outubro, em Portugal. Diferentemente do ano passado, em que seis surfistas tinham chances matemáticas de levar o caneco e a disputa foi levada até as semifinais do evento – lembrando que Medina bateu Fanning na primeira semi e Adriano de Souza venceu Mason Ho para vencer seu primeiro título mundial e depois bater Medina na final para se tornar Pipe Master.
Não vai ter a mesma graça que no ano passado, mas ainda sim, é Pipeline, e além do troféu de Pipe Master, ainda há a disputa da Tríplice Coroa Havaiana em jogo. No momento, o português Frederico Morais lidera essa corrida, seguindo por John John em segundo. O potiguar Jadson André é o melhor brasileiro, em quarto lugar.
WILDCARDS E SUBSTITUÇÕES POR LESÃO
Owen Wright, Alejo Muniz e Matt Banting estão fora do evento. Bede Durbidge, que se machucou no Pipe Masters de 2015, retorna ao CT nessa etapa. Substituindo os machucados, estão o português Frederico Morais e Bruce Irons.
Há ainda mais dois wildcards, que entrarão pelas triagens. Entre os 32 participantes, estão Jamie O’Brien, Mason Ho, Jack Robinson, Marco Giorgi e Makai McNamara, para citar alguns. O’Brien e Jack Robinson levaram as trials no ano passado. Resta aguardar pelos dois nomes que entram para tornar a disputa ainda mais acirrada entre os tops da elite do surf.
FORECAST: ONDAS DE ATÉ UM METRÃO NA ABERTURA
Nessa época do ano, a costa Norte da ilha de Oahu começa a receber as primeiras ondas da circulação atmosférica de inverno do Oceano Pacífico Norte, podendo chegar a formar ondas gigantes sobre a bancada de Pipe.
Para quinta-feira (8/12), temos um dia chuvoso mas com swell de Noroeste com ondas de um metrão e 14s de período.
A esquerda de Pipe funciona melhor com swells de Oeste; já com ondas de Noroeste, Backdoor começa a acordar com tubos muito rápidos e bem amplos, porém muitas vezes sem saída. Apesar de ser a mesma bancada, os fracos ventos nas direções Sul e Sudeste previstos para o início da janela não devem atrapalhar as ondas, mas podem favorecer levemente as ondas de Backdoor.
A chamada acontece 15h no Brasil (horário de Brasília).
Confira a previsão de quinta a domingo:
Acompanhe as atualizações.