Na noite de sábado, 1 de outubro, a Vissla realizou a Exposição Final do Upcycle Contest 2016.
O local escolhido para a exposição foi a Flutuar Concept Store, em São Paulo, que ainda não foi inaugurada, mas abriu suas portas exclusivamente para receber os projetos e amantes do surfe.
Em sua primeira edição no Brasil, o concurso reuniu 10 projetos finalistas vindos de 4 estados do país. Destes, 3 também foram selecionados para disputar a final global na Califórnia no final deste mês.
O concurso reuniu as novas mentes criativas com ideias, materiais e processos dos mais variados com pessoas que já trabalham com a fabricação de pranchas a quem nunca havia shapeado antes.
Caixinhas de leite “longa-vida”, garrafas-pet, shapes de skate, restos de bloco, tubos de pvc, restos de materiais de comunicação visual, alças de malas, tábua de passar roupa, pedaços de madeira Agave, a criatividade foi longe na busca da matéria-prima para a produção do projeto.
Com isso foram produzidos inúmeros objetos, desde hand-planes com designs variados a paipos, pranchas “fishes”, assimétricas e prancha Stand UP.
A expectativa da noite era grande, mas o grande feito do concurso foi ter reunido os novos “Creators & Innovators” e fazer com que eles trocassem ideias, histórias de vida e fazer novas amizades.
Como jurados dos projetos estavam presentes os embaixadores da marca: Henrique Perrone (Ogro Surfboards), Rodrigo Matsuda (Lasca Surfboards), o fotógrafo Jair Bortoleto e o surfista Andrew Serrano, que avaliaram os finalistas de acordo com os critérios: Design, Estética, Inovação, Criatividade e Funcionabilidade.
Para surpresa de todos houve empate entre o primeiro e segundo colocado e o desempate foi feito no critério Sustentabilidade.
Em terceiro lugar ficou o projeto do Guilherme Drullis (@druliasurfcraft) com um mini-model (ajoelhou tem que surfar) feito com um pedaço de isopor encontrado na rua, lona plástica, silver-tape e tinta acrílica, levando como prêmios um quadro com uma imagem do fotografo Fábio Minduim e outro com uma foto de uma prancha assimétrica feita por Jair Bortoleto.
Em segundo lugar, levando uma alaia feita pelo Rodrigo Matsuda (Lasca Surfboards), o shaper Filipe Blanco (@blancofilipe) inovou com seu projeto Ovni Asymmetric criando uma prancha didática que apresenta as diversas formas do design e processos de produção, mesclando o atual com o antigo, finalizando com um visual “mural de fotos” em homenagem às pessoas que o inspiraram ao longo de sua carreira.
O grande vencedor da noite, ou vencedores (uma dupla), Henrique Silva (@ricoisonfire) e Thales Costa (@dlthales) levaram uma bi-quilha feita por Henrique Perrone (Ogro Surfboards). Conseguindo o desempate no critério Sustentabilidade, a dupla produziu uma hand-plane com um bloco feito a partir de caixinhas de leite Tetrapack® e papel Holler, alça de mochila velha e laminação em epóxi.
A noite foi embalada com as trilhas do DJ Kbeça, muita Corona gelada e a presença do California Burger Truck.
Quem compareceu ainda pode assistir o novo filme da Vissla, Dream Steeple no telão e conhecer o espaço exclusivo da marca com os produtos da nova coleção.
Este concurso é voltado para a comunidade do surfe e tem como intuito a conscientização e experiência na transformação do lixo em algo de útil para o esporte.