Por Rafael Thomé
O Hawaii é um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico que tem o poder de emocionar os que veem suas ondas potentes e beleza exuberante. Em fevereiro deste ano, o capixaba Derek Rabelo mostrou ao mundo que sentir a energia da ilha pode ser tão, ou mais, emocionante que apenas vê-la. Cego, o surfista de 20 anos não se contenta a levar uma vida de restrições e partiu em busca dos seus sonhos com toda força.
Ao chegar no North Shore de Oahu, uma das ilhas do Hawaii, Derek foi levado à casa de Makua Rothman, um dos surfistas locais mais respeitados. “Ele apareceu na minha casa e começou a conversar com meu pai, que me chamou e disse: ‘ele surfa!’ Mas ele não enxerga, eu disse. Meu pai disse que ele surfava mesmo e pediu para eu dar uma mãozinha para ele. Uma mãozinha não era o suficiente, então, passei em casa, peguei uma das minhas pranchas e dei para ele, o surfista mais incrível do mundo”, conta o havaiano no vídeo em inglês.
Presente entregue, era hora de testá-lo na água. Derek, Makua e outros locais foram até Pipeline, nada menos que a onda mais perigosa do mundo, que mata, em média, 2 surfistas por ano, segundo autoridades locais. São poucos os surfistas não profissionais que se arriscam nessas ondas, o que realmente impressionou Rothman: “Eu até tentei surfar uma onda com os olhos fechados, mas não cheguei nem perto de conseguir. Estou sem palavras, é incrível. Este é o meu novo herói, com certeza!”