Vídeos e galeria de fotos aqui.
O havaiano John John Florence foi o melhor em Waimea nesta quinta-feira, 25, e se consagrou o grande vencedor do Quiksilver in Memory of Eddie Aikau – e o maior jovem a vencer o evento. A naturalidade do havaiano em ondas grandes (leia-se, de 25 a 30 pés) é espantosa: colocando em linhas simples, o surfista faz o difícil parecer fácil.
Vale ressaltar, quando o evento já havia “nascido”, lá em 1986 (primeiro ano do Eddie, que foi realizado em Sunset e sem apoio da Quiksilver, que entrou no ano seguinte), John John ainda era algum projeto do futuro, que acabou virando realidade apenas em 1992.
Abaixo você confere John John na bateria 3 do Round 2, na qual o havaiano arrancou 88 e 89 pontos:
https://www.instagram.com/p/BCO2IRXEyRl/?taken-by=wsl
“A melhor Waimea que vi em 40 anos”, Clyde Aikau.
Clyde, irmão de Eddie Aikau, tem 66 anos e foi o único a surfar com uma monoquilha. Foi emocionante ver o surfista dropar as bombas, puro estilo havaiano, e celebrar o seu último Eddie Aikau – como anúnciou ontem. Abaixo, assista ao havaiano botar pra baixo sem medo – e no puro estilo havaiano:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=v5yI80gjkrI]
A vitória coloca o surfista no seleto grupo de surfistas que venceu o evento, que inclui Greg Long (2009), Bruce Irons (2004), Kelly Slater (2002), Ross Clarke-Jones (2001), Noah Johnson (1999), Keone Downing (1990), Clyde Aikau (1987) e Denton Miyamura (1986).
O havaiano surfou as melhores ondas do dia, mas o evento foi repleto de momentos que serão lembrados por muito tempo. Tubos – pergunte a Kelly e assista abaixo. Wipeouts sinistros – Twiggy que o diga; assista na sequência. E o episódio da nota do baiano Danilo Couto, que causou polêmica na web.
Na terceira bateria do Round 1, o baiano – que acabou o evento em 20º lugar – pegou uma bomba, completou um drop dificílimo e percorreu bastante sua extensão. Logo tirou 91, pontuação que permaneceu por alguns minutos até repentinamente
cair para 74 e mais um pouco para 69, sua nota final. A gente até agora ainda não entendeu o que rolou e, ansiosos por alguma explicação, entramos em contato com a WSL – acompanhe as atualizações.
Abaixo a bomba de Danilo Couto, que rendeu o episódio da polêmica nota:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mukL5rcGtKQ]
Couto totalizou três ondas surfadas. Sua primeira no evento, um wipeout que arrancou suspiros dos que assistiam, não foi contabilizada. Depois vieram os polêmicos 69 pontos. Em sua segunda e última bateria, o baiano tomou mais uma vaca cabulosa; foi arremessado pelo lip e teve a prancha partida ao meio e somou 24 e 6 pontos – totalizando 99 pontos na somatória total.
Antes disso, logo em sua primeira onda, Couto levou uma vaca cabulosa que também chamou a atenção da plateia. A cena voltou a se repetir em sua segunda bateria, marcada por pouquíssimas ondas. O brasileiro remou em uma onda foi arremessado pelo clip de forma incrível, tendo outra prancha partida ao meio. Com o total de 99 pontos, Couto terminou em vigésimo lugar no ranking geral.
Confira os top 10 do Eddie Aikau Invitational 15/16:
Abaixo você confere o tubo (absurdo) do Kelly, na segunda bateria do Round 2. Antes de correr o evento, o 11x campeão mundial disse que pegaria um tubo por Brock Little – que faleceu de câncer, na semana passada (aqui). O champ foi lá e fez:
https://www.instagram.com/p/BCOo9uoEybC/?taken-by=wsl
Twiggy roubou a cena com este wipeout:
https://www.instagram.com/p/BCOYLyBkydI/?taken-by=wsl
Acompanhe as atualizações.