[vimeo 155915519 w=700 h=400]
* Foto abre: Clark Little
A comunidade do surf lamenta a perda de um legend. Brock Little, ex-surfista profissional e ícone do North Shore havaiano, faleceu na tarde desta quinta (17) em sua casa no Hawaii. Little tinha 48 anos e batalhava contra um câncer.
O surfista nasceu em Napa, Califórnia, e se mudou com a família para Haleiwa aos três anos de idade. Começou a surfar aos sete anos e na adolescência chamava atenção pelo comportamento atirado. Em 1986, aos 19 anos de idade, terminou em quarto no Eddie Aikau. Quatro anos mais tarde, terminou em segundo lugar no mesmo evento – mas comandou o espetáculo nesse dia, como descreve Matt Warshaw no trecho retirado de sua Enciclopédia do Surf:
“Mesmo tendo perdido para George Downing no campeonato da Quiksilver em 1990, que aconteceu em condições épicas em uma Waimea 25-30 pés, ele roubou o show com uma vaca colossal na maior onda do dia, e depois ainda botou pra dentro de um tubo em uma bomba de 20 pés – uma raridade para o big surf na época – e quase saiu.”
Além das investidas no big surf, Little também ficou famoso pelos trabalhos como dublê em vários filmes de Hollywood, como Tropic Thunder, Training Days e Transformers.
Um mês atrás, Little tornou pública sua batalha contra o câncer. Em sua conta do Instagram, escreveu: “Tenho câncer. É horrível, mas estou fazendo a quimio. Você faz o que você pode. Olho no espelho e mal me reconheço”.
A Hardcore lamenta a perda do ídolo e manda boas energias para a família.
Demonstrações de carinho
Seu irmão, Clark Little, o fotógrafo mais famoso do North Shore de Oahu (Clark foi precursor ao fotografar o shorebreak de Waimea, anos atrás, e seu trabalho rodou o mundo – clique aqui e saiba mais) postou uma foto em seu Instagram com a mensagem:
“Meu irmão, meu herói, o cara que admirei durante toda minha vida, morreu. Te amo Brock”
Muitos amigos se manifestaram assim que souberam da notícia. O 11x campeão mundial Kelly Slater foi um deles:
“Maior do que a vida pra mim. O mundo que conheço nunca mais será o mesmo. Te amo. Obrigada. Brock fez a passagem em paz, entre amigos e família, pouco tempo atrás.”
Quem também se manifestou sobre a morte do ídolo foi Mick Fanning:
“Fiquei sabendo sobre a morte de Brock Litttle. Tive uma ótima conversa com ele por telefone na semana passada. Brock estava consciente de tudo e muito honesto. O que respeito e admiro. Além disso, Brock era um destemido dentro d’água e inspirou muitos surfistas. Amor e orações para a família.”