Por Kevin Assunção
O dia amanheceu nublado nesta sexta-feira, dia 23, início da etapa feminina e das oitavas-de-final masculina do Brasil Surf Pro Itamambuca. Após o round 1 das mulheres, o sol apareceu e os paulistas aproveitaram o novo swell de sul para dominar e se classificar para as quartas.
Flavio Nakagima, surfista da Praia Grande, litoral sul de São Paulo, foi o destaque. Na penúltima bateria do dia, contra o pernambucano Alan Donato, ele recebeu um 8.73 logo na primeira onda ao decolar com um aéreo reverse. Na sequência, somou 8.47 e obteve a maior pontuação do evento até agora (17.20 pontos). Nas quartas, Nakagima enfrenta Alex Ribeiro, que venceu Alandreson Martins, na última bateria.
Odirlei Coutinho, Wiggolly Dantas e Hizunomê Beterro mantiveram o sangue ubatubense na competição. Ordilei eliminou o cearense Márcio Farney na abertura das oitavas. Hizunomê correu na terceira bateria, após o atual campeão brasileiro Jean da Silva perder para Tânio Barreto. O local deixou para trás outro paulista, Heitor Pereira, abusando de rasgadas e batidas com muita pressão.
Já David do Carmo espremeu as ondas até a areia, mas Wiggolly, convidado à etapa pela Associação Ubatubense de Surf por vencer o campeonato regional, foi mais eficiente e acertou boas sequências de backside no pico onde surfa desde criança. Mesmo com as trocas de liderança, a bateria teve espírito esportivo. Depois do disparo da buzina, eles pegaram a mesma onda e se cumprimentaram.
Atual líder, o catarinense Tomas Hermes não voou, mas foi premiado com um 8.5 por jogar muita água pro alto contra Halley Batista. Ele vai encarar, na próxima fase, Messias Felix, que passou pelo baiano Marco Fernandez. Mesmo com a previsão de chuva e mar mexido, amanhã (sábado) rola a primeira chamada às 8h30. Se as condições estiverem boas, vão pra água os duelos das quartas (masculino) e a semifinal (mulheres).
Confira os resultados de hoje e as baterias da próxima fase do Brasil Pro Surf Itamambuca:
Oitavas-de-final do Masculino
Odirley Coutinho (SP) 13.50 x Márcio Farney (CE) 8.93
Tânio Barreto (AL) 12.50 x Jean da Silva (SC) 9.33
Hizunomê Bettero (SP) 13.26 x Heitor Pereira (SP) 4.50
Wiggolly Dantas (SP) 13.00 x David do Carmo (SP) 11.50
Tomas Hermes (SC) 15.83 x Halley Batista (PE) 12.37
Flavio Nakagima (SP) 17.20 x Alan Donato (PE) 10.44
Alex Ribeiro (SP) 11.30 x Alandreson Martins (BA) 10.04
Quartas-de-final do Masculino
Odirley Coutinho x Tânio Barreto
Hizunomê Bettero x Wiggolly Dantas
Tomas Hermes x Messias Felix
Flávio Nakagima x Alex Ribeiro
Semifinal do Feminino
Diana Cristina (PB) x Gabriela Teixeira (RJ)
Juliana Quint (SC) x Claudia Gonçalves (SP)