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5 formas diferentes (e fáceis) de comer legumes

Mesmo entendendo que frutas, verduras e legumes são bem importantes para o nosso corpo, apenas 23% dos brasileiros consumem alimentos desta categoria, o que é bem baixo, se pensarmos na nossa população num todo. Mas se você faz parte do time que alega não ter tempo para preparar legumes ou até mesmo não é muito fã desses alimentos, chegou a hora de mudar esse quadro e ver que eles também podem ser consumidos de forma bem saborosa! Confira 5 formas diferentes – e fáceis – de comer legumes no dia a dia.

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Trocando arroz branco por arroz de couve-flor

formas diferentes de comer legumes
Arroz de couve-flor. Foto: Reprodução

Pode parecer bem exótico a escolha, mas a couve-flor é rica em vitamina C e compostos como o sulforafano, ligado à redução do risco de câncer. Então ele pode ser uma boa pedida para sair da mesmice e modificar um pouquinho as suas refeições principais.

Para preparar o arroz de couve-flor é bem simples, basta cortar os talos e processar os floretes crus ou levemente cozidos. Depois é só refolgar a gosto, acrescentando temperos de sua preferência.

Legumes salteados na manteiga

Foto: Reprodução

Muita gente não come legumes por não gostar muito do saber que cada um possui, mas a verdade é que existem várias formas de prepará-los, incluindo os temperos que pode ser utilizado.

Uma forma bem saborosa e fácil de prepará-los é salteando na manteiga! Você pode picar abobrinha, berinjela, chucu, pimentão vermelho, amarelo e verde, adicionar uma ou duas colheres de manteiga em uma frigideira e refolgar os legumes picados. Os temperos podem ser a gosto.

Agora se você quiser incrementar um pouco esse prato, adicionando um pouco de água e molho de tomate, e você terá um ratatouille em questão de minutos.

ratatouille receita legumes
Foto: Reprodução

Sucos refrescantes e saudáveis

suco de cenoura com limão
Foto: Reprodução

Com a fama dos sucos detox, unir frutas e legumes se tornou algum bem comum – e muito saudável, por sinal. Dependendo do legume que você utilizar, o suco irá fornecer benefícios diferentes para a sua saúde.

Sucos com beterraba, por exemplo, são ótimos para cuidar da saúde do seu coração, sucos com couve ajudam a eliminar o colesterol ruim e por aí vai. Se para você essa ideia de sucos com legumes ainda é uma ideia estranha, é bom começar por algo mais leve, para ajudar o seu paladar a acostumar com os sabores e a nova forma de consumir legumes.

E para te ajudar a ter uma melhor digestão, um suco de cenoura pode ser a escolha certa, já que ele é bem fácil de preparar também. Nós indicamos o suco de cenoura misturado com maçã, gengibre e limão.

Você pode usar metade de uma cenoura picada, metade de uma maçã, um pedaço pequeno de gengibre para dar sabor e um limão espremido. Basta adicionar água e bater em um liquidificador ou mixer. Para reter melhor os nutrientes de cada ingrediente, é recomendável que não se adicione açúcares ou adoçantes.

Chips para petiscos mais ricos em nutrientes

como fazer chips de legumes
Foto: Reprodução

Comer salgadinhos e batatinhas de saquinho não é nada saudável, mas você pode substituí-los preparando chips de legumes. Além de ficar pronto em poucos minutos, fica super saboroso e é uma ótima alternativa de lanchinho da tarde ou petisco.

Você pode usar batatas, mandioquinha, berinjelas, abobrinha, cenoura e até frutas como cenoura e maçã. O segredo está em cortar cada alimento em fatias finas! O tempero é sempre a gosto, e para deixá-los bem crocantes, basta aquecer em uma air fryer ou no forno. 30 minutos é suficiente para que fiquem bem crocantes, e antes de levá-los para aquecer, você pode colocar um fio de azeite, sal e ervas.

Pastas levinhas para lanches

caponata de berinjela legumes
Foto: Reprodução

Uma forma bem fácil de consumir legumes, se você é uma pessoa que não curte muito, é transformá-los em pasta para consumir com torradas, pães ou até tapioca, por exemplo. As pastinhas de legumes ficam saborosas e você até esquece que está comendo um legume.

A caponata de berinjela é um antipasto super saboroso, que vai gerar uma festa na sua boca, com as variedades de sabores. Para fazê-la é bem fácil também, você vai precisar de:

  • Uma berinjela grande;
  • Meio pimentão vermelho e amarelo;
  • Cebola;
  • Azeitonas pretas ou verdes;
  • Azeite;
  • Sal a gosto;
  • Uma colher de açúcar;
  • Pimenta do reino;
  • Salsinha picada para finalizar.

Agora você precisa cortar a berinjela, pimentões, cebola em fatias não muito finas. É importante fazer em um recipiente que possa ir ao forno. Depois de cortar os alimentos em fatia, basta acrescentar a azeitona, uma colher de açúcar, pimenta do reino e sal a gosto, e o azeite. Se você quiser, pode acrescentar também orégano e um pouco de vinagre. Basta mexer tudo, para que todas as partes fiquem bem temperadas, e depois é só levar ao forno por 180°C por 35 minutos.

Você pode servir em torradas, pães ou massas


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