24.7 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024
24.7 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024

ROCKY SPIRIT 2015

 

Por Kevin Damasio

O maior festival de filmes outdoor do Brasil está de volta a partir de agosto com as principais produções lançadas recentemente, feitas em diversos cantos do mundo. O Rocky Spirit chega à sua quinta edição e o telão gigante — 16 metros de comprimento por 9 de altura — será instalado em dois novos endereços: no Parque Villa-Lobos, São Paulo (15 e 16 de agosto); e no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro (12 e 13 de setembro). 

Serão exibidos, ao todo, 25 filmes que transpiram cenários pitorescos, atitudes radicais, aventuras extremas, histórias emocionantes e consciência ambiental — tudo isso com um aspecto em comum: o esporte ao ar livre, como surf, skate, esqui, escalada e mountain bike. A seguir, confira as atrações imperdíveis que envolvem os boardsports.

 

Do mesmo diretor de 180º South — Chris Malloy —, o documentário conta a história de Ramón Navarro, cuja trajetória de big rider se mistura à de ativista. O surfista pioneiro chileno nasceu e cresceu em Punta de Lobos, Pichilemu. A paixão pela natureza, por sua vez, é herança de família, que quatro gerações antes já vivia do mar, principalmente da pesca.

Ramón lançou-se na primeira temporada havaiana com apenas 100 dólares no bolso. Vendia empanadas para se manter na ilha de Oahu. Entre expedientes, o chileno ganhava respeito pela postura atirada em Waimea.

Em 2009, Ramón disputou o Eddie Aikau Invitational, dropou a maior onda da competição e ficou em quinto lugar. Com reconhecimento internacional, desde então utiliza sua voz para chamar atenção aos problemas de seu pico natal. Tem dado certo a batalha para conter o desenvolvimento desenfreado em Punta de Lobos — tanto que conseguiu torná-la uma Reserva Mundial de Surf.

 

The Coast
O californiano Hayden Peters descobriu que uma doença genética pode tirar sua vida precocemente. Três angustiantes meses passaram-se até sair o resultado dos exames. Nesse hiato, ele percebeu que o oceano é capaz de afastar o temor da morte. Em The Coast, dirigido por Skip Armstrong, Peters reflete sobre o significado da vida e da natureza salgada, enquanto belas imagens mostram mares tempestuosos, paisagens bucólicas, florestas nativas e a interação pacífica com o oceano, na prancha, no caiaque e no mergulho. 

 

Angel Collinson
A esquiadora de 25 anos é uma das melhores do mundo no big mountain, modalidade tão extrema quanto o big surf. Pela atitude nas montanhas, concorre na categoria “Melhor Performance Feminina” no Powder Awards. Por isso, o filme tem espaço garantido no Rocky Spirit. O curta, que será exibido, abre o documentário Almost Ablaze, da Teton Gravity Research — a primeira mulher a atingir tal feito em películas da conceituada produtora. Você vai congelar à frente do telão ao vê-la se atirar nas ladeiras verticais do Alasca.

 

 

Sun Dog
O curta-metragem de Ben Sturgulewski mostra a amigável sintonia entre um esquiador e sua cadela. Santiago Guzman desce velozmente as montanhas de Refugio Frey, em Bariloche, Argentina. Atrás dele, a melhor amiga, chamada Conga, o acompanha até a base, o mais rápido que suas quatro patas são capazes de ir. Em Sun Dog, a alegria com que a dupla interage entra em sincronia com as paisagens fascinantes das montanhas argentinas.

 

 

Burn it down
Em Western Sierras, James Kelly acelera em seu skate estrada abaixo a dezenas de quilômetros por hora. Carros passam a todo instante no sentido contrário, mas a chance de se dar mal não abala o californiano, que prova isso a cada slide com absoluto controle, nas estreitas pistas nas montanhas de Nevada. O curta-metragem de Jack Boston transmite uma arriscada busca pelo limite, com slow-motions bem inseridos a ponto de aparentar tranquilidade ao insano skatista.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias