17.7 C
Suva
quinta-feira, 19 setembro, 2024
17.7 C
Suva
quinta-feira, 19 setembro, 2024

Dez surf trips sem burocracia


Raglan, na Nova Zelândia, é uma das ondas que podem ser visitadas sem a necessidade do visto. Foto: Jwan Milek

Pegar ondas perfeitas é o desejo de dez entre dez surfistas do mundo. E para nós brasileiros, essa missão nem sempre é fácil. A melhor alternativa para quem mora em zonas desfavorecidas é se jogar nas famosas surf trips. Ao escolher o destino, alguns pontos são importantes: companhia, dinheiro, tipo de ondas, clima, temporada de ondas, e não menos importante, a necessidade de conseguir um visto no passaporte para ingressar no país.

Aproveitamos para selecionar dez países no qual esta burocracia é desnecessária para nós, brasileiros. Confira abaixo a lista:

1- África do Sul

Ondas de classe mundial e surf consistente. Destino turístico para toda a família, a África do Sul combina as ondas perfeitas (e geladas) com safáris, bungee jumps e visuais alucinantes! A língua oficial é o inglês, e já pode servir de boa desculpa para você, que pretende melhorar o idioma passando uns meses fora. Entre os picos, destaque para a direita mítica de J-Bay. As pessoas e as praias estão entre os mais bonitos que eu já vi. Cuidado com os tubarões!

Língua: Inglês

Temporada: Maio à julho

[vimeo 32777934 w=600 h=338]

2- Costa Rica

País tropical, um dos principais destinos dos brasileiros. Beach breaks com água quente e altas ondas ao longo da sua costa. Alugar um 4×4 com seus amigos e percorrer os principais points do país atrás das melhores condições é mais divertido do que você imagina. O país é seguro, bonito, simpático e abençoado com grande surf em ambas as costas e conta com hotéis de boa qualidade. O surf pode ser dividido em três áreas principais: Pacífico Norte, Pacífico Sul e Caribe.

Língua: Espanhol

Temporada: Pacífico Sul – maio à setembro. Pacífico Norte – novembro à abril. Caribe – dezembro à março.

[vimeo 36104323 w=600 h=338]

3- Filipinas

Este ainda é um destino pouco falado entre os brasileiros, mas é um pico cada vez mais procurado pelos australianos. Formado por um conjunto de mais de 7 mil ilhas, o país fica localizado na Ásia, um pouco abaixo de Taiwan. Destinos remotos fazem deste um dos poucos lugares no mundo onde você vai surfar sozinho. Você deve levar tudo o que precisa, surfshops são raridade. Um bom kit de primeiros socorros também vai bem.

Língua: Inglês e filipino

Temporada: Outubro à janeiro

[vimeo 8511710 w=600 h=338]

4- França

A França é um ótimo destino para quem gosta de beach breaks potentes e não se importa com água gelada. As bancadas de areia são móveis e quando estão bem definidas seguram grandes ondulações e geram tubos perfeitos. Fora do mar você encontra museus que contam as antigas histórias deste país. Além disso, você está a poucas horas de vários países da Europa.

Língua: Francês

[vimeo 22144666 w=600 h=338]

5- Irlanda

Requisito número 1: uma roupa de borracha grossa; no inverno botinhas e luvas são essenciais. A costa rochosa da Irlanda oferece diversos slabs e point breaks selvagens, em sua grande maioria com ondas pesadas. O país ficou mais conhecido no mundo do surf após serem divulgadas as imagens do pico Mullaghmore Head, uma onda grotesca que segura grandes ondulações. A Península de Dingle se consolidou como uma das regiões mais popular entre os surfistas pelas várias opções de ondas. É um país de cultura bem diferente do Brasil. Além de pegar altas ondas, você ainda vai voltar com uma grande bagagem cultural.

Língua: Inglês

Temporada: Dezembro à março

[vimeo 85673422 w=600 h=338]

6- Marrocos

Se você gosta de point breaks para a direita, Marrocos é um ótimo destino. O país é um destino pouco procurado por surfistas e os picos de surf ainda não estão mapeados. É possível encontrar secrets com altas ondas, principalmente na área de Agadir.

Língua: Árabe e francês

Temporada: Outubro à abril

[vimeo 121284607 w=600 h=338]

 

7- México

O México abriga sem dúvida alguns dos melhores e mais perfeitos beach breaks do mundo. Apesar de ser banhado por dois oceanos, as melhores ondas estão localizadas na costa do Pacífico. A água é quente durante o ano todo e os locais muito receptivos. As principais opções são Zicatela, onde fica as famosas e poderosas ondas de Puerto Escondido – além de algumas outras, ou as região de Salina Cruz, onde ficam Oxaca e Punta Escondida.

Língua: Espanhol

Temporada: Junho à setembro

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=j3sxADZhHqQ?rel=0&showinfo=0]

8- Namíbia

É preciso um espirito aventureiro para desbravar a Namíbia. O país é predominantemente desértico, com paisagens vastas. Para chegar a famosa baía de Skeleton você vai precisar de um carro e disposição. É difícil o swell encaixar no pico e não é uma boa ideia você viajar sem consultar isso. Altas temperaturas durante o dia e muito frio marcam o clima do país. Mas se você encontrar as ondas, vai surfar as melhores da sua vida.

Língua: Inglês

Temporada: Meias estações: primavera e outono

[vimeo 29194892 w=600 h=338]

9 – Nova Zelândia

A Nova Zelandia é um destino pouco procurado pelos brasileiros que querem surfar. Dois mares banham o país, o Mar da Tasmania na costa Oeste, e o Pacífico na costa Leste, que devido ao tamanho proporciona boas ondas durante o ano todo. Seja nos points mais conhecidos como Raglan ou em algum secret, você vai achar altas ondas. Outro ponto positivo do país é a possibilidade de surfar e fazer snowboard no mesmo dia.

Língua: Inglês

Temporada: Maio à agosto, mas na costa leste rolam ondas de ciclone durante todo o ano

[vimeo 70019769 w=600 h=338]

10- Portugal

Devido à sua posição geográfica, Portugal é abençoado com alguns swells durante a maior parte do ano. O fato da língua oficial ser o Português também facilita a vida dos brasileiros. O que você precisa em Portugal é um carro para explorar a costa e disposição… você será recompensado. Os beach breaks gelados estão por toda a parte. Slabs e point breaks também estão no cardápido. O país é cada vez mais procurado pelos surfistas, principalmente porque o governo aposta do turismo do surf e investe um bom dinheiro nisso. Se quiser testar seus limites ou apenas assistir uma sessão de ondas gigantes, você pode ir até a praia do Norte, em Nazaré, e matar a fissura.

Língua: Português

Temporada: Janeiro à abril

[vimeo 127392199 w=600 h=338]

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias