23.7 C
Suva
quarta-feira, 15 janeiro, 2025
23.7 C
Suva
quarta-feira, 15 janeiro, 2025

Alex Ribeiro é campeão em Saquarema

Por Felipe Fernandes

Na final Quiksilver Pro Saquarema 2015, o paulista Alex Ribeiro venceu o francês Jeremy Flores. O resultado deste domingo (10/05) coloca o brasileiro na vice-liderança do ranking WQS e lhe garantiu vaga no Oi Rio Pro, etapa brasileira do WCT, disputada entre 11 e 22 de maio na carioca Barra da Tijuca. 

Jeremy também fez bonito nas ondas de Itaúna e mostrou estar em ótima fase. Esta foi a sua segunda final seguida em eventos WSL QS. Na última semana, o francês foi derrotado pelo brasileiro Filipe Toledo na decisão do QS 10000 disputado na Califórnia. 


Alex Ribeiro assume vice-liderança do WQS e garante vaga no Oi Rio Pro. Foto: Felipe Fernandes

ROUND 4

Caio Ibelli passou sufoco para superar o australiano Michael Wright na quarta fase. O brasileiro surfou apenas três ondas e, após passar a maior parte da bateria na retaguarda, conseguiu no último minuto seu melhor score (6.93), para pular na frente e avançar com 12.60 contra 12.00 do irmão caçula de Owen e Tyler Wright. 

Ainda na segunda fase, Jessé Mendes não conseguiu superar o Top Jeremy Flores, que, assim como na fases anteriores, manteve um ritmo fortíssimo e aplicou manobras de borda com muita pressão, para avançar com 16.27 contra 13.50 do brasileiro. 

 
Em Saquá, Jeremy faz segunda final consecutiva, após chegar à decisão do WQS disputado em Trestles na última semana. Foto: WSL

QUARTAS DE FINAL

Em bateria de poucas séries, Alex mostrou ao veterano Nate Yeomans que os novos também sabem usar muito bem a borda. Após somar 13.67 e deixar Nate, dono de 7.33 e 1.77, precisando de 6.34, o brasileiro tremeu na base ao abrir mão da prioridade e liberar uma esquerda bem aproveitada com duas manobras fortes para o americano. Depois, sem a prioridade, o paulista desequilibrou ao conseguir 6.50 em uma onda pequena e sem potencial com um aéreo 360º no inside e se garantiu na semi.


Alex Ribeiro impressiona com manobras fortíssimas e muito estilo nas ondas de Itaúna. Foto: WSL

Na terceira bateria das quartas, Caio Ibelli travou um duelo bem disputado com seu técnico, Tom Whitaker, que atua no treinamento do time da Oakley. Ibelli vacilou e perdeu a prioridade no início num momento importantíssimo da bateria, mas recebeu um presente de Whitaker no meio da disputa e escovou uma esquerda com manobras bem encaixadas para descolar 9.50 e avançar.

SEMIFINAL

Na primeira semi, Alex Ribeiro encontrou dificuldades mas conseguiu a vitória apertada sobre o costarriquenho Noa Mar McGonagle, uma das surpresas do evento. Depois de ver Noa descolar 9.33 (melhor nota da bateria) e somar com 5.50, Alex reagiu com 7.47 e, em seguida, conseguiu um 8.40 para pular para a liderança. 

Precisando de 6.54, Noa Mar ainda achou duas esquerdas que deixaram Alex sem ar no outside. Depois de alguns minutos os juízes anunciaram 6.27 e 6.23 para confirmar a vitória do brasileiro. 

Já Caio Ibelli não teve a mesma sorte contra Jeremy. O francês estava inspirado e tratou de liquidar com o paulista logo nas duas primeiras ondas. Com 8.80 e 9.37, Jeremy abriu uma boa vantagem para se manter na liderança até o fim.

Caio, por sua vez, lutou até soar a buzina. Apostou em algumas ondas do inside e até arriscou alguns aéreos, mas não conseguiu o resultado que precisava. 


Caio Ibelli foi barrado na semifinal pelo francês Jeremy Flores. Foto: WSL

FINAL

Na decisão, Alex Ribeiro viu o francês abrir com a melhor nota da bateria (8.60) e somar um backup de 5.53. Em desvantagem, o paulista espremeu duas ondas até o inside e, mesmo caindo nas junções, conseguiu pular na frente com 6.67 e 6.93. 

Jeremy não desistiu e recuperou a liderança com 5.57. Paciente, Alex trabalhou bem a posse da prioridade e conseguiu nos últimos minutos uma nota 8 para virar e sacramentar sua vitória nas ondas de Itaúna. 


Alex Ribeiro vence na decisão e assume a quinta colocação no ranking WQS. Foto: WSL

OI RIO PRO

Agora, todas as atenções da mídia mundial estão voltadas para o Oi Rio Pro. A Barra da Tijuca recebe os melhores surfistas do mundo para a quarta etapa do WCT na temporada. Fique ligado no site da HARDCORE para ficar por dentro de tudo que rola. 


 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias