O havaiano Albee Layer usou o Instagram (@hipstersurfer808) para manifestar sua insatisfação por não estar entre os finalistas do XXL Big Wave Awards, e criticou o atual formato de avaliação e premiação do surf de ondas grandes.
O big rider afirmou estar decepcionado por não integrar a lista de finalistas, mesmo depois de surfar uma onda cabulosa em Jaws, que ainda não havia sido publicada (assista acima). Local da ilha de Maui, Layer foi destaque em Peahi nas maiores ondulações deste inverno. No vídeo, é possível ver que o surfista faz uma manobra arriscadíssima ao posicionar-se abaixo do pico e dropar no crítico, antes de completar um tubo absurdo no inside.
O freesurfer aproveitou para dizer que vê nas premiações de ondas grandes (como o XXL e o Surfer Poll) formas mais eficientes de avaliação e reconhecimento dos surfistas. E para dizer que o surf de tow-in e de remada devem ser considerados esportes diferentes.
Leia o post na íntegra:
"Você acha que já está se acostumando com este tipo de decepção, mas é sempre uma merda. A @xxlbigwaveawards anunciou os finalistas hoje, infelizmente, não estou na lista novamente. Aqui está uma onda que nunca foi postada e pensei que vocês pudessem gostar. || Eu acho que seria irado se em vez de competições de ondas grandes, todo o dinheiro fosse para premiações e houvesse mais delas (como no Surfer Poll, mas apenas de ondas grandes). Também eu acho que uma onda deve ser completada para entrar na disputa e o surf tow-in e remada devem ser tidos como esportes diferentes. Essa é minha queixa por hora, desculpe".