21.7 C
Suva
terça-feira, 1 julho, 2025
21.7 C
Suva
terça-feira, 1 julho, 2025

Capítulo Perfeito adiado em Portugal

 


Tiago Pires procura o caminho em uma das poucas ondas boas do dia em Carcavelos, Portugal. Foto: Ricardo Bravo

O campeão do Allianz Capítulo Perfeito será conhecido apenas na próxima terça ou quarta-feira. 

Após um longo dia de competição (com algumas pausas e a definição dos semifinalistas do evento), a organização decidiu interromper a prova, que deveria acontecer em um único dia, devido à ausência de condições perfeitas na praia de Carcavelos. A competição homenageia o brasileiro Ricardo dos Santos – que participaria da prova. 

A decisão tomada pela organização aconteceu por unanimidade por parte dos surfistas. Apesar dos prejuízos que esta decisão possa representar para a prova em termos de estrutura e patrocínios, ela irá preservar a essência do evento. 

A previsão aponta a entrada de um swell ainda maior para o início da próxima semana, e com um vento que poderá ser mais favorável. Espera-se que as condições perfeitas e tubulares cheguem e proporcionem um final de evento memorável.


Condições irregulares e o Capítulo Perfeito está adiado para a próxima semana. Foto: Ricardo Bravo

Os semifinalistas são Tiago Pires, Rodrigo Herédia, Miguel Blanco, Ruben Gonzalez, Marlon Lipke, Filipe Jervis, Nic von Rupp e o brasileiro Bruno Santos. Pelo caminho ficaram João Guedes, Alexandre Ferreira, João Kopke e Edgar Nozes – eliminados no Round 2; e ainda Pedro Scooby, Alex Botelho, Francisco Alves e Cory Lopez, que caíram já no Round 3.

O local Nicolau VonRupp foi o grande destaque do dia. No Round 3, o surfista da Praia Grande conseguiu encontrar dois belos tubos (9 e 8 pontos) para garantir o maior somatório do dia – 17.00 pontos. 

“Nunca surfamos condições tão clássicas como estas no WQS”, disse VonRupp em declaração para a SURFPortugal. “É sempre um prazer surfar nestas condições, mas a verdade é que este é um evento especial e temos de esperar pelas condições ideais. Este não é um dia de Capítulo Perfeito e sou apoio esta decisão. Estou contente, na próxima semana vamos ter o maior swell do ano e vai ser melhor para todos, tanto para organização como para os atletas”, concluiu.


Tiago Pires provou da força das ondas de Carcavelos, em Portugal. Foto: Capítulo Perfeito

 

Tiago Pires também louvou a decisão de parar a prova. "Acho que foi uma boa decisão. Este campeonato não tem razão de ser se não for para estarmos na praia e ver ondas perfeitas. Hoje foi aquele dia que foi quase bom mas não foi… Foi um call arriscado, mas não há maneira de fazer este campeonato sem arriscar. Acho que foi uma atitude louvável de mudarem para terça ou quarta-feira. Tem de ser em ondas perfeitas e ponto final", afirmou Pires à SurfPortugal.

Único brasileiro classificado, Bruno Santos conseguiu encontrar alguns tubos ao longo do dia. “Acho que foi uma decisão acertada, apesar de ser difícil para mim porque tenho compromissos no Rio de Janeiro na quarta-feira, o que vai tornar as coisas bem corridas. Mas a decisão foi unânime. Apesar de as condições até estarem boas, estavam longe da perfeição. Com a previsão de um swell maior e vento mais certo, penso que vale a pena esperar. Faltam apenas três heats e podemos fazer o resto do campeonato com altas ondas, por isso é válido”, explicou.

A forte corrente e as condições não deram tréguas aos surfistas, que deram o máximo para tirar o melhor das ondas. No entanto, apenas sete tubos ultrapassaram a marca dos 6 pontos. Depois de uma pausa na hora do almoço, a prova foi retomada na esperança que as condições melhorassem. Sem resposta, a prova acabou sendo interrompida algumas horas depois.

A espera alarga-se assim até à próxima semana com a garantia que o swell que vai entrar trará condições mais favoráveis para fechar este Capítulo de uma forma mais perfeita.


O troféu Ricardo dos Santos será entregue ao surfista que apresentar maior dedicação e comprometimento durante a competição. Foto: Capítulo Perfeito

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias