John John é campeão do Volcom Pipe Pro! Foto: Volcom / Divulgação
John John Florence é tetracampeão do Volcom Pipe Pro 2015, evento nível QS 3.000 realizado na rainha do North Shore de Oahu, Hawaii.
Nesta segunda-feira, o havaiano dominou os tubos de Pipeline para superar o 11x campeão mundial Kelly Slater e os havaianos Mason Ho e Sebastian Zietz e sagrar-se o grande campeão do Pipe Pro pela quarta vez (2011, 2012, 2013), sequência quebrada apenas por Slater em 2014.
John John Florence em casa dentro dos cilindros de Backdoor. Foto: Volcom / Divulgação
O swell predominante de norte e o vento de sudoeste fizeram com que as finais fossem definidas em tubos inconsistentes de até 6 pés nas diretas de Backdoor.
Logo no inicio da grande final, John John emplacou notas 8.43 e 9.20 para colocar todos seus adversários em combinação. Mason Ho conseguiu 8.60 em uma boa onda para Backdoor, mas ficou precisando de uma onda na casa dos 9 pontos para virar.
Enquanto "Seabass" (Sebastian Zietz) esperava pelas maiores da série, o atual campeão do evento, Kelly Slater, parecia irreconhecível. Depois de tirar uma nota 10 na semi-final, "KSx11" não achou as ondas e permaneceu em combinação durante toda a disputa.

Dono da única nota 10 do evento, Kelly Slater não achou as ondas na grande final e perdeu por combinação para John John. Foto: Volcom / Divulgação
A menos de 1 minuto para o fim, Mason Ho achou uma das grandes para Backdoor: Não foi o suficiente; nota 7.30 e a confirmação do título do amigo John John Florence – que após a final afirmou ter buscado inspiração na performance do brasileiro Gabriel Medina na conquista do título mundial em Pipeline.
"Eu fiquei muito inspirado depois de assistir a final do ano passado (Gabriel Medina x Julian Wilson) e ver Gabriel (Medina) ganhar o título. Isso realmente abriu meus olhos: ‘oh meu Deus, eu quero fazer isso agora!’", disse Florence.
Mais uma grande conquista do prodígio havaiano, que promete chegar com força total para a abertura dessa temporada que acontece no dia 28 de feveriero na Austrália, em Snapper Rocks na Gold Coast.

Ian Gouveia teve a melhor performance brasileira no evento. Ele perdeu nas quartas para Zietz e Lau. Foto: Volcom / Divulgação
Ian Gouveia foi o melhor brazuca em Pipe
O melhor brasileiro na prova foi Ian Gouveia. O filho do legend Fábio Gouveia, Ian foi o único brasilero que chegou ao dia decisivo, mas acabou derrotado na primeira bateria do dia pelos havaianos Sebastian Zietz e Ezekiel Lau.
Outro surfista que fez bonito nas ondas de Pipe foi o ubatubense Hizunomê Bettero. Barrado nas oitavas de final, Hizu avançou desde a primeira fase do evento com ótimas apresentações, mesmo sendo sua primeira competição na onda mais cobiçada do North Shore.
A próxima etapa do QS 2015 é o Australian Open, que acontece entre os dias 9 e 15 de fevereiro em Manly. O evento tem nível 6.000 (antigo Prime) e tem o brasileiro Adriano de Souza como defensor do título.
Confira o vídeo e fotos dos melhores momentos do Volcom Pipe Pro

Havaiano Mason Ho: vice campeão e dono de algumas das melhores apresentações do evento. Foto: Volcom / Divulgação

Público "CORE" assiste ao show de surf nas areias de Pipeline. Foto: Volcom / Divulgação

Sebastian Zietz dentro de uma craca para Backdoor, outro havaiano que chegou na final do Pipe Pro. Foto: Volcom / Divulgação

Em casa, John John conquistou sua quarta vitória no Volcom Pipe Pro (2011, 2012, 2013, 2015), e atee lançou um aéreo na final. Foto: Volcom