[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Hi5_NWeEzYU?rel=0&showinfo=0&w=600&h=400]
O brasileiro Gabriel Medina entrou para a história ao conquistar o primeiro título mundial de surf profissional para o Brasil. Tudo aconteceu nesta sexta-feira (19) no Billabong Pipe Masters, dia que será lembrado por muito tempo pelos brasileiros, tanto pelos que estavam em Pipeline, North Shore de Oahu, como em cada canto do mundo.
O paulista chocou o mundo ao conquistar seu primeiro título mundial com apenas 20 anos, igualando o feito da lenda viva Kelly Slater, atualmente dono de 11 canecos de campeão do mundo.
Medina, à vontade, nem parecia surfar uma das ondas mais temidas do planeta. Ele mostrou segurança, solidez, habilidade fora do normal e um controle psicológico absurdo, para terminar o evento como vice-campeão, com uma campanha impecável. Gabriel acabou superado em uma final de altíssimo nível contra o australiano Julian Wilson, pelo incrível placar de 19.67 contra 19.20 do brasileiro.
Gabriel Medina, campeão mundial 2014! Foto: Reprodução
O Pipe Masters: O Título Mundial
A campanha hoje começou com uma vitória segura no Round 3 sobre o havaiano Dusty Payne, com o maior somatório até o momento. Ao passar a fase, Medina tirou Kelly Slater da disputa pelo título. Na sequência, o brasileiro viu Mick Fanning travar um duelo duríssimo diante de Jeremy Flores. O tricampeão mundial controlou os nervos ao surfar com maestria para backdoor, e aplicou uma virada na última onda da bateria.
Para liquidar as chances de Kelly disputar pelo menos o Pipe Masters, o argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz entrou para a história do surf mundial. Com um surf de alto nível, virou pra cima de Kelly nos momentos derradeiros e penteou a peruca do careca. Alejo, a essa altura, mal sabia que ainda teria um papel fundamental na disputa principal.
No Round 4 foram pra água Medina, Filipe Toledo e Josh Kerr. Filipinho pulou na frente. O ubatubense foi dropando onda atrás de onda e trocando scores, valorizando muito a disputa. Medina, no apagar das luzes, de backside em Backdoor, juntou a prancha a cada desgarrada na parede, para sair na boca do tubo e levantar os braços com os punhos cerrados para levar a nota 9.50 e virar a bateria no finalzinho. Era um passo definitivo para a conquista.
Já Mick Fanning lutou até o final mas foi derrotado pelo compatriota Ace Buchan, em uma bateria que também tinha na água Julian Wilson. A derrota botou pressão sobre os ombros do, naquela altura, único adversário capaz de tirar o título de Medina.
Na repescagem, Filipe Toledo tirou Owen Wright, que lesionou o ombro. Josh Kerr, tirou Michel Bourez.
Na terceira bateria do Round 5, Alejo Muniz voltou a surpreender ao achar os melhores tubos da disputa para eliminar o vice-líder e único concorrente ao título, Mick Fanning. Com 6.53 pontos no somatório, ante os surpreendentes 2.84 de Fanning, Alejo passou pelo australiano para cravar o título de Gabriel Medina!!!
Medina, muito emocionado, viu de dentro d’água a definição do campeonato mundial. Chorou muito! Saiu em disparada para os braços dos brasileiros que tomavam as areias de Pipe. Abandonou a bateria… Foi ao palco, deu entrevistas, agradeceu. Votlou pra água e ainda tirou uns tubos para vencer Filipe Toledo.
Nas quartas de final, Alejo não achou as ondas e foi superado sem dificuldade pelo australiano Ace Buchan.
Nas semis, Medina com mais um show despachou Josh Kerr. E Julian Wilson venceu Ace.
ÉPICO
Em uma final épica, Julian pulou na frente rumo a Backdoor e tirou 9.93. Medina, na onda de trás, dropou um buraco profundo e muito deep. Cravou a NOTA 10, a única do Pipe Masters! Na praia, Charles Medina, pai e grande mentor, comemorava esbanjando emoção. Os surfistas fizeram mais alguns tubos e Julian pegou outra incrível em Backdoor. Medina aponta para Pipe e pega uma onda mais inacreditavel ainda…
Os "deuses" deram 9.70 para Julian e 9.20 para Medina. Julian Wilson Campeão do Pipeline Masters e da Tríplice Coroa Havaiana.
GABRIEL MEDINA CAMPEÃO MUNDIAL DE 2014!
Parabéns Gabriel Medina, o primeiro brasileiro campeão mundial de surf da história!
Em breve, novas atualizações em hardcore.com.br
*Foto de capa: Zack Noyle