A melhor onda do dia: 9.57 para Kelly Slater
Pipeline amanheceu com muita força neste sábado no North Shore de Oahu. Sem perder tempo, a organização do evento confirmou as baterias do Round 2 em ondas de até 12 pés, com muito vento e backwash que tornaram as condições extremas e muito desafiadoras.
As notas foram baixas durante todo o dia, com excessão para Kelly Slater e Jadson André – os únicos que acharam tubos dignos de high score no meio das fechadeiras e avançaram em suas baterias com facilidade. Filipe Toledo e Miguel Pupo também venceram, completando o forte grupo brasileiro no Round 3 – já com Medina, Alejo e Jadson.
Caso Medina avance e Mick Fanning caia agora no Round 3, que deve acontecer neste domingo (14), o brasileiro sagra-se campeão mundial de surf hoje em Pipe!
Medina x Dusty Payne. Mick Fanning x Jeremy Flores. Kelly x Alejo. Miguel x Filipe.
Na chamada para o Round 3, às 21h55 (BR), Kieren Perrow decretou o campeonato off pelo sábado. Próxima chamada às 15h30 (BR) de domingo. Mas a HC adianta o call do campeonato às 15h15 (BR), no journal report com Caio Salles, Steven Allain, convidados e as primeiras informações e ações do dia. Assista com a HARDCORE!
Tubo impossível do potiguar Jadson André!
Kelly e Jadson brilham
Kelly Slater foi o primeiro a entrar na água e o único que achou as ondas no outside. Com notas 7.43 e 9.57, alcançou o maior somatório do Round 2 (17.00) para superar Reef McIntosh sem maiores problemas (7.00 no somatório). Com a vitória, o 11x campeão mundial avança para o Round 3 e mantém vivas as chances de título.
Ele depende da derrota de Gabriel Medina para o havaiano Dusty Payne, que se classificou após Jordy Smith sair machucado da terceira bateria do dia por ter tomado uma pancada no reef para Backdoor.
Nas baterias seguintes, os surfistas seguiram sentindo muita dificuldade em lidar com as condições em Pipe. Miguel Pupo avançou diante de Raoni Monteiro com apenas 4.50 e 2.67 pontos como highscore; e Filipe Toledo acertou um full rotation de backside para vencer Glenn Hall; Nat Young, Michel Bourez, Ace Buchan, Kai Otton, Freddy P, Julian Wilson e Matt Wilko também se classificaram.
Na décima bateria da repescagem, Jadson André acordou o público ao sair deep de um tubo impossível e arrancar 9.37 pontos dos juízes carimbando a passagem para a próxima fase.