O iluminado, o destemido e o fanfarrão.
As condições não tem colaborado e Pipeline continua escondendo sua perfeição, quebrando torta e mal-humorada nesses últimos dois dias. Acertadamente, a ASP decidiu não prosseguir com o Pipe Masters. Ainda restam 9 dias no período de espera – são necessários 3 para completar todas as disputas.
Toda manhã antes do call e do nascer do sol, porém, alguns malucos insistem em desafiar a rainha do North Shore, independente das condições. Ontem estavam na água logo cedo Tom Curren, Mick Fanning, Michel Bourez, Julian Wilson, Jadson André e mais alguns Tops. Mas quem roubou a cena foi Lucas Chumbinho, que trouxe a praia abaixo ao completar os três melhores tubos do dia. O primeiro, inclusive, foi transmitido ao vivo durante o “Morning Show” da ASP, justamente quando o locutor dizia que o mar estava péssimo (a velha maldição do comentarista?…). Na areia era unânime que o local de Saquarema surfara as melhores ondas do dia – muita gente inclusive já falava que uma delas fora, até agora, “A” onda do inverno. Com apenas 19 anos, Chumbinho – que nessa temporada planeja ficar 5 meses no Hawaii – era só sorrisos na areia após sua sessão de sonhos.
“Não tenho como descrever essa sensação,” disse eufórico. “Entrar num mar grande e horrível, pegar aquele tubão, chegar na praia e ser aplaudido é algo que eu nunca havia imaginado (risos). Foi um dia muito especial, incrível!”
*Assista ao vídeo do Woohoo, onde o brasileiro Lucas Chumbinho protagoniza o tubo do dia em Pipeline
Enquanto o mar estava grande e torto demais em Pipe, em Jaws as condições ficaram excelentes. Nos últimos dois dias, vários brasileiros surfaram bombas e protagonizaram vacas assustadoras – e pra variar, Shane Dorian pegou mais um tubão bizarro. Mas nada chamou tanto a atenção quanto a disposição da lenda viva do surf brasileiro, Ricardo Bocão. Aos 60 – uma idade onde a maioria dos surfistas troca a pranchinha pelo longboard ou SUP – o carioca foi a Maui determinado a encarar o desafio e botou pra baixo. Vacou numa bomba e dropou outra com sucesso provando que um estilo de vida regrado e saudável pode estender sua vitalidade surfística décadas além do esperado. Kelly disputando títulos aos 40? Grande coisa… irado mesmo é Bocão capotando em Jaws ao 60!
*Assista a vaca de Ricardo Bocão em Jaws, concorrente ao prêmio de "Wipeout of the Year" do XXL 2015.
*Assista ao tubo de Shane Dorian inscrito na categoria Ride of the Year do XXL 2015
Se Chumbinho foi o iluminado com três tubaços em Pipe e Bocão foi o grande destemido em Jaws, sobrou para Jamie O’Brien o prêmio de fanfarrão da semana. Na verdade, JOB e seus amigos tiraram onda com uma nova invenção, o SUPsquatch – uma espécie de SUP gigante que carrega 6 pessoas ao mesmo tempo. Eles já tinham dropado Sunset e Pipe pequeno e ontem decidiram tentar a sorte em Waimea. E não é que eles desceram algumas da série? A galera na água não curtiu muito o movimento, afinal, até eles chegarem no outside a surfistada se sentia “Eddie Aikau” nas amigáveis ondas de 12 pés. A turminha de Jamie destruiu qualquer ilusão de que aquela era uma sessão real de big surf com sua divertida fanfarronice. Ian Gouveia não deixou barato e entediado com as “marolas” de 12 pés, decidiu dropar Waimea para a esquerda, diretamente em frente as pedras.
Fazer o que? No North Shore é assim: onde uns tentam sobreviver, outros brincam de marolinha…
Cansado das gordas, Ianzinho encarou as bolhas da rasa bancada de pedra na esqueda de Waimea. Foto: Henrique Pinguim
JOB e sua patota se divertem nas "amigáveis" ondas de 12 pés com o SUPsquatch. Foto: Henrique Pinguim
Jamie O’Brien sempre arruma um jeito de extrapolar os limites nas ondas do North Shore. Foto: Henrique Pinguim