Os brasileiros Gabriel Medina, Filipe Toledo, Lucas Silveira, David do Carmo e Alejo Muniz mandaram bem na ondas de até 8 pés com ótima formação que quebraram em Sunset Beach nesta terça-feira, e garantiram vaga no Round 4 do Vans World Cup of Surfing, no North Shore de Oahu, Hawaii.
As baixa do dia foram Miguel Pupo, Jadson André, Italo Ferreira e Raoni Monteiro, que não conseguiu o resultado que precisava para garantir-se no WCT e está fora da elite em 2015.
VAGAS NO WCT
O paulista David do Carmo e o catarinense Alejo Muniz ainda têm chances de garantir uma vaga. A dupla precisa vencer o evento e torcer por uma combinação de resultado dos adversários para integrar o G-10 do WQS ao final do evento de Sunset, último Prime do ano.
Outro que está em situação complicada é o brasileiro Tomas Hermes. Eliminado na última segunda-feira, o catarinense assistiu aflito a prova. Depois de mais um dia de competição, Tomas caiu para a penúltima colocação do G-10, e oito surfistas ainda tem chances matematicas de ultrapassá-lo.
CINCO BRASILEIRO AVANÇAM
No dia da estreia dos principais cabeças de chave, incluindo vários tops do WCT, o paulista David do Carmo liderou sua bateria do início ao fim, avançando com uma ótima performance ao lado do local Mason Ho, na disputa que eliminou o paulista Wiggolly Dantas e o francês Maxime Huscenot.
A esperada estreia de Gabriel Medina, atual líder do ranking mundial, também foi boa. O paulista somou 12.17 pontos, e avançou na cola do havaiano Dusty Payne que, embalado pela vitória no Prime de Haleiwa e com chances de se classificar para o WCT, somou 16.17 pontos.
As séries demoradas dificultaram a vida dos competidores durante todo o dia. O brasileiro Filipe Toledo, atual líder do WQS, venceu sua bateria com 9.66 pontos, seguido pelo sul-africano Bayrick De Vries na segunda colocação. O basco Aritz Aranburu e o italiano Leonardo Fioravanti estão fora da prova.
O catarinense Alejo Muniz aplicou suas potentes rasgadas nas paredes de Sunset para vencer a bateria, que também contou com Wade Carmichael, Perth Standlick e o top Nat Young, segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
O jovem carioca Lucas Silveira, 18, que não ia competir o evento mas entrou de última hora no lugar de Alex Ribeiro, deixou três havaianos pra trás e saiu com a vitória na bateria que terminou com Sebastian Zietz na segunda colocação, Kai Barger em terceiro e Freddy Patacchia na lanterna.
Uma nova chamada acontece nesta quinta-feira, às 15:45 horas (horário de Brasília) em Sunset Beach. Fique Ligado.