Por Felipe Fernandes
Depois de um dia de folga, o mar subiu e o Vans World Cup of Surfing começou nesta terça-feira, com ondas entre 6 e 10 pés e formação prejudicada pelo swell de nordeste, na famosa praia de Sunset Beach, Hawaii.
O evento é válido como última prova Prime do ano, e representa a última chance de vários competidores do WQS de garantirem uma vaga na elite em 2015.
Após 24 horas de ventos fortes, as condições estavam difíceis no lineup. Os triângulos vinham de diferentes direções e dificultavam o posicionamento no outside. Alguns bumps também dificultavam a leitura e as manobras nas pesadas paredes de Sunset.
Brasileiros avançam
Os únicos brasileiros que se deram bem na primeira fase foram o baiano Bino Lopes e o paulista David do Carmo, ambos sem chance de classificação para o WCT.
Bino Lopes treina em Sunset desde o final da etapa de Haleiwa. Foto: ASP/Ed Sloade
Bino inaugurou as ações com uma vitória sobre o australiano Mitch Coleborn e os havaianos Gavin Gillette e Eli Olson. Mesmo quebrando a prancha na primeira onda, o baiano se recuperou e somou 5.83 e 4.67 para liderar, com Gillette na segunda posição.
Na entrevista pós-bateria, Bino afirmou que apesar das condições difíceis, está treinando desde o final do Prime de Haleiwa nas ondas de Sunset, e sente-se preparado para conseguir um bom resultado.
Local da Praia Grande, David fez o necessário para avançar na segunda colocação, atrás do havaiano de Maui, Kai Barger, autor da melhor nota e melhor somatório do dia com 8.93 e 6.77. O ex-campeão mundial e seis vezes campeão da Tríplice Coroa havaiana Sunny Garcia e o brasileiro Marco Fernandez não tiveram o mesmo desempenho e acabaram eliminados.
David do Carmo supera Sunny Garcia nas ondas de Sunset. Foto: ASP/Ed Sloane
Além de Marco Fernandez, o Brasil também perdeu Hizunomê Bettero, Ian Gouveia, Krystian Kymerson e Jean da Silva.
Cabeças de chave
Os brasileiros Heitor Alves, Jessé Mendes, Willian Cardoso, Caio Ibelli, Tomas Hermes, Alex Ribeiro e Italo Ferreira são cabeças de chave do Round 2, enquanto Raoni Monteiro, Filipe Toledo, Alejo Muniz, Jadson André, Gabriel Medina, Wiggolly Dantas e Miguel Pupo entrão em ação apenas na terceira fase da prova.
Previsão e chamada
O swell aponta uma baixa significativa de 8 para 6 pés, mas o swell alinha e a formação deve melhorar nesta quarta-feira. A janela de espera para do Vans World Cup segue aberta até o dia 6 de dezembro.
Uma nova chamada acontece nesta quarta-feira, às 15:30 (horários de Brasília). Fique ligado.
Evento começa no segundo dia da janela de espera. Foto: ASP/Ed Sloade