Por Felipe Fernandes
Os brasileiros Raoni Monteiro, Tomas Hermes e Filipe Toledo garantiram vaga nas oitavas de final do Reef Hawaiian Pro, nesta sexta-feira de boas ondas em Haleiwa, North Shore de Oahu. Wiggolly Dantas ainda pode juntar-se ao trio se avançar sua bateria da terceira fase.
O caldo engrossou com a entrada dos principais cabeças de chave, nas 12 primeiras baterias do terceiro round que foram para a água. As valas de até 8 pés e uma leve brisa maral transformaram as direitas de Haleiwa em pista para manobras progressivas.
O catarinense Tomas Hermes manobrou com estilo para avançar em segundo lugar na bateria mais disputada do dia. O Top da elite Ace Buchan garantiu a liderança com 15.44, seguido pelo brasileiro autor de 15.37, com Stuart Kennedy e Dion Atkinson na lanterna com 15.30 e15.16, respectivamente.
Como acontece todos os anos, o carioca Raoni Monteiro se agigantou diante das ondas havaianas e avançou com dois 8.50 na cola do havaiano Dusty Payne, que apavorou e somou 9.43 e 9.27. O local Sunny Garcia e Kolohe Andino foram eliminados.

Raoni cresce nas ondas havaianas e avança às quartas de final. Foto: ASP/Ed Sloane
O cabeça de chave Filipe Toledo veio embalado da vitória no Prime de Maresias e garantiu a vaga na estreia, ao soltar os aéreos para avançar atrás do português Tiago Pires. O local Tanner Hendrickson e o brasileiro Caio Ibelli deram adeus a prova.
O Brasil também perdeu Jean da Silva, Miguel Pupo, Alejo Muniz, Jessé Mendes e Jadson André neste terceiro dia de prova.
Pendurado pelo WCT, Alejo precisava ir bem no Reef Hawaiian Pro para garantir sua reclassificaçãon pelo WQS. Jessé Mendes também buscava um bom resultado garantir ou chegar mais perto da elite do surf mundial pela primeira vez.
Uma nova chamada acontece neste sábado, às 15:45 horas (horário de Brasília).