Já imaginou se existissem reefs artificiais feitos sob medida para qualquer pico do mundo? Isso mesmo… o fim das fechadeiras! Qualquer pico que recebesse ondulação poderia quebrar perfeito. A ideia é do australiano Troy Bottegal, que planeja introduzir, fabricar e instalar o primeiro reef inflável e ecológico do mundo até novembro de 2015 em Perth, na Austrália.
Hoje em dia é a mãe natureza quem escolhe nosso paradeiro e o tipo de onda que iremos surfar. A forma como o swell vem das águas profundas e se encontra com a costa é exatamente o que define o tipo de onda que quebrará naquele local. O novo design de Troy pode representar um jeito fácil de gerar picos em qualquer lugar do planeta que receba ondulação.
O reef – com ar insuflado em estrutura de vela -, ficará ancorado em águas rasas, produzindo ondas surfáveis onde antes só havia closeouts. A intenção é de, eventualmente, levar o projeto para vários locais em todo o mundo, uma vez que o design pode ser modificado pelo estilo de inúmeros tipos de onda.
Atualmente, o projeto está arrecadando fundos no KickStarter (clique aqui). Bottegal precisa de AUD $100,00 (aproximadamente R$ 200 mil) para começar o que permitirá, por um período de testes de dois meses, explorar os efeitos da erosão de areia em torno das boias, efeitos corrosivos sobre o material da boia escolhida, os efeitos do movimento de areia no local escolhido e a possibilidade da ocorrência de tempestades na instalação.
O futuro é promissor!
Clique aqui para mais informações e participação no projeto.