29.7 C
Suva
sábado, 3 maio, 2025
29.7 C
Suva
sábado, 3 maio, 2025

Morre lenda do surf brasileiro


Rato foi destaque nas competições do final dos anos 70 em Saquarema. Foto: Fernando Fedoca.

O surf brasileiro perdeu um grande nome do esporte nesta quarta-feira, 8. Um dos pioneiros do surf carioca, o legend Paulo Proença morreu atropelado por um caminhão quando voltava do dentista de bicicleta no bairro de Itanhangá, zona oeste do Rio de Janeiro. 

Conhecido como “Rato”, Paulo morou boa parte da juventude em Saquarema e foi destaque das principais competições cariocas dos anos 70. Em 1976, conquistou o vice campeonato do tradicional Festival de Surfe de Saquarema e uma ótima colocação no Gunston 500 – etapa do mundial da época na Africa do Sul -, para depois seguir com os amigos para J-Bay, onde tornou-se um dos primeiros surfistas a domar a gelada direita sul-africana de backside.


Oskar Metsavaht e Rato no Arpoador. Foto: Fernando Fedoca.

A morte inesperada de Paulo Proença chocou os legends cariocas. “Fiquei muito triste com a morte do nosso querido amigo Ratão. Foi uma perda enorme para o surf brasileiro, vai nos deixar muitas saudades. Mas o que continua vivo são as lembranças, as histórias e as viagens que fizemos pelo Brasil e pelo mundo. Aloha Ratão”, lamentou Rico de Souza.

Otavio Pacheco, outra lenda do surf brasileiro e melhor amigo de Paulo, também comentou o acontecimento: “O Paulo foi um sufista excepcional, tinha um backside dos mais bonitos que eu já vi em Saquarema, Sunset e J-Bay. Ele sempre foi um surfista muito radical na terra e no mar e alguma vezes foi incompreendido por muitos, porém sempre teve uma generosidade imensa na alma, uma alegria contagiante e uma irreverência em estado puro. Certamente vai deixar muitas saudades para os amigos, principalmente pra mim. O surf brasileiro perdeu um personagem muito valioso na sua história”, disse Otavio. “É o ciclo do nascimento e morte que se conclui de novo. Paulo Proença, meu amigo de uma vida toda de aventuras, histórias, paixão pelo surf e muitas ondas surfadas juntos no mar e na vida. Deixa um vazio profundo na minha alma e no coração de todos nossos amigos. A lua está cheia pra te receber na onda eterna. Beijão velho Ratão! Aloha Ratão!”, finalizou.


Rato foi o inventor da fórmula da famosa parafina FuWax. Foto: Fernando Fedoca

Outro legend e um dos precursores da fotografia de surf no brasil, Fedoca Lima prestou condecorações ao velho amigo no Facebook: “Paulo Proença, nosso amigo de muitas historias, muitas aventuras… Foi se aventurar em outras paradas. Vai em Paz. RIP”. 

A equipe da HARDCORE envia condolências aos amigos e familiares do legend Paulo Proença.


Paulo Proença, Horacio Seixas, Otavio Pacheco, Prefeito da Gold Coast, Rico de Souza, Roberto Valerio, Ricardo Bocão e Ianzinho na Austrália em 1983. Foto: Ricosurf.

Fonte Portal RicoSurf

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias