Por Felipe Fernandes
O havaiano John John Florence derrotou o brasileiro Jadson André na final do Quiksilver Pro France, neste domingo de ondas com até 10 pés e condições desafiadoras no beachbreak de Hossegor. O local do North Shore de Oahu conquistou sua segunda vitória como integrante da elite mundial com algumas das melhores performances e tubos do evento.
John John não subia ao topo do pódio desde 2012, quando conquistou a etapa brasileira do WCT no Rio de Janeiro. Nas últimas três etapas que competiu, o garoto prodígio de Oahu teve um desempenho digno de um título mundial; com um terceiro lugar na etapa do Tahiti, segundo em Trestles, e esta vitória na França. O campeão somou 10.000 pontos ao ranking e agora ocupa a quinta colocação.
Com ótimos resultados nos três últimos eventos, John John Florence parece tem encontrado o caminho das vitórias. Foto: ASP/Kirstin
JADSON IMPRESSIONA
Apesar da festa do havaiano, quem mais impressionou na etapa francesa foi o brasileiro Jadson André. O local de Ponta Negra, Natal, ainda não havia quebrado a barreira do Round 3 este ano e não participava de uma final desde 2010, quando sagrou-se campeão da etapa brasileira do WCT em Imbituba, com uma vitória emocionante sobre o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater.
Jadson se agigantou diante das condições desafiadoras do beachbreak francês. O “potiguar voador” surfou confiante durante todo o evento. Usou seus ataques verticais de backside como principal arma nas baterias e pegou alguns dos melhores tubos do Quik Pro.
Jadson pula para 20ª colocação do ranking e entra na zona de reclassificação para o WCT em 2015. Foto: ASP/Kirstin
A FINAL
Depois de quebrar a prancha na última onda da semfinal, Jadson pareceu não encaixar o pé na boia reserva. O brasileiro também cometeu alguns erros cruciais na final. Pecou na escolha das ondas e dropou alguns “close outs”; perdeu a prioridade em momentos importantes da bateria; e falhou algumas vezes ao tentar retornar ao outside na remada, gastando tempo, e energia ao tomar várias séries na cabeça.
De olho nos tubos, John John Florence escolheu apenas as ondas mais cavadas e, com dois canudos bem surfados para a direta, somou 7.17 e 8.83 para derrotar o Jadson, autor de 2.00 e 2.57.
Antes de chegar à decisão, John John derrotou o australiano Josh Kerr na semifinal, enquanto Jadson André derrubou o compatriota Miguel Pupo nas quartas de final, e o sul-africano Jordy Smith na semi.
MEDINA SEGUE LÍDER
Mesmo com a derrota sofrida nas quartas de final para o australiano Josh Kerr, o brasileiro Gabriel Medina continua na ponta do ranking.
Vice-líder, Kelly Slater perdeu uma chance importante de se aproximar de Medina. Depois de assistir a derrota do brasileiro no sábado, no dia seguinte Slater acabou derrotado pelo sul-africano Jordy Smith – também nas quartas de final – e continua 6.500 pontos atrás de Medina.
Kelly Slater perde a oportunidade de diminuir a diferença para Gabriel Medina. Foto: ASP/Damien Poullenot
A próxima etapa do World Tour acontece entre os dias 12 e 23 de outubro em Peniche, Portugal.
Final
1 John John Florence (HAW) 16.00 x 4.57 Jadson André (BRA)
Semifinal
1 John John Florence (HAW) 15.50 x 8.60 Josh Kerr (AUS)
2 Jadson André (BRA) 16.67 x 8.84 Jordy Smith (ZAF)
Quartas de final
1 John John Florence (HAW) 16.00 x 9.17 Kolohe Andino (USA)
2 Josh Kerr (AUS) 12.83 x 8.90 Gabriel Medina (BRA)
3 Jadson André (BRA) 10.50 x 8.26 Miguel Pupo (BRA)
4 Jordy Smith (BRA) 12.50 x 10.50 Kelly Slater (BRA)
John John Florence conquista segunda vitória como integrante da elite mundial. Foto: ASP/Kirstin
Jadson André ganha confiança para as últimas etapas do ano. Foto: ASP/Kirstin