28.7 C
Suva
terça-feira, 22 abril, 2025
28.7 C
Suva
terça-feira, 22 abril, 2025

Medina cai, mas ganrante liderança


Jadson vence repescagem e encara Pupo nas quartas. Foto: ASP/Damien Poullenot

Por Felipe Fernandes

O Quiksilver Pro France foi retomado neste sábado, com a realização da repescagem e das duas primeiras baterias da quartas de final. Os tão aguardados tubos de Hossegor finalmente apareceram e a disputa rolou em ondas tubulares de até 8 pés no famoso beachbreak francês.

O potiguar Jadson André venceu o paulista Filipe Toledo na repescagem e avançou às quartas de final. A grande baixa do dia foi a eliminação de Gabriel Medina. Atual líder do ranking, o paulista não conseguiu reagir ao ataque do australiano Josh Kerr e acabou derrotado na última bateria do dia.

JADSON VENCE REPESCAGEM 

Jadson fez sua parte na terceira disputa do Round 5 e deixou para trás o ubatubence recém-mudado para Califórnia, Filipe Toledo. A bateria começou fria, com Jadson dropando muitas fechadeiras e Filipinho sem encontrar as ondas. Depois de apostar em alguns tubos sem saída, Jadson partiu para as manobras e construiu sua vitória com fortes pauladas de backside nas grandes direitas de Hossegor. 

Agora o “portiguar voador”, como é conhecido Jadson, entra na água com o amigo de infância Miguel Pupo assim que o evento for retomado, na terceira bateria das quartas de final. 

MEDINA PERDE, MAS MANTÉM LIDERANÇA

Depois de vencer Matt Wilkinson na repescagem, Josh Kerr avançou confiante e abriu a disputa contra Medina com 7.00 em uma grande direita manobrada até o inside. O brasileiro tentou uma reação, mas o máximo que conseguiu foi 4.17 e 4.73, antes de ter uma quilha arrancada em uma esquerda não completada. As notas de Medina não foram suficiente para parar Josh Kerr, que ainda somou 5.83 ao 7.00 da sua primeira onda, e deixou o brasileiro precisando de 8.10.

Apesar da derrota, a quinta colocação assegura o paulista da Maresias na liderança do ranking. Atualmente, Medina encontra-se 6.500 pontos à frente de Kelly Slater. Este resultado soma 5.200 pontos seu placar, e garante o brasileiro no topo, mesmo que Slater abocanhe os 10.000 pontos oferecidos ao campeão. 

Kelly venceu Taj Burrow com uma ótima apresentação na repescagem (Round 5), e agora enfrenta o Jordy Smith na última bateria das quartas de final.


Kelly Slater surfou bem e passou por Taj Burrow sem muitos problemas. Foto: ASP/Damien Poullenot

JOHN JOHN E O SHOW DE TUBOS

A melhor performance do dia foi protagonizada pelo havaiano John John Florence na vitória sobre o atual campeão mundial Mick Fanning. Confortável no outside, John John se adaptou melhor às pesadas condições e anotou o primeiro 10 da competição. O havaiano ainda descolou 9.90, para eliminar o tricampeão mundial e mandar para casa o maior ganhador da etapa francesa do WCT (quatro vitórias). 

Mick acabou a disputa precisando de uma combinação de resultados para virar o duelo. 

PREVISÃO E CHAMDA

A previsão aponta que o swell ganha força para este domingo e as finais podem rolar com altas ondas em Hossegor. Uma nova chamada acontece amanhã, às 3:00 horas da madrugada (horário de Brasília).  

Round 5
1 John John Florence (HAW) 19.90 x 13.16 Mick Fanning (AUS)
2 Josh Kerr (AUS) 7.34 x 6.93 Matt Wilkinson (AUS)
3 Jadson André (BRA) 9.23 x 5.33 Filipe Toledo (BRA)
4 Kelly Slater (USA) 15.24 x 5.87 Taj Burrow (AUS) 

Quartas de final
1 John John Florence (HAW) 16.00 x 9.17 Kolohe Andino (USA)
2 Josh Kerr (AUS) 12.83 x 8.90 Gabriel Medina (BRA)
3 Miguel Pupo (BRA) x Jadson André (BRA)
4 Jordy Smith (ZAF) x Kelly Slater (USA)

Semifinal
1 John John Florence (HAW) x Josh Kerr (AUS)

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias