Na foto, a ativista Alison Teal, que esteve recentemente em Thilafushi. Foto: Milestone Media
1200 ilhas formam o arquipélago das Maldivas – considerado um locais mais paradisíacos do planeta Terra. A poucos quilômetros da capital, Malé, situa-se a ilha de Thilafushi: o maior lixão do mundo.
A ilha artificial foi construída em 1992 como forma de resolver o problema de lixo de Malé. Hoje, recebendo mais de 10 mil turistas por semana, a situação perdeu o controle: Thilafushi cresce 1 metro quadrado por dia.
Estima-se que 330 toneladas de lixo sejam levadas diariamente ao local – a maior parte, vinda diretamente de Malé, uma das cidades mais populosas do mundo: 100 mil pessoas a cada dois quilômetros. Segundo as autoridades, cada turista produz 3.5 quilos de lixo por dia (o dobro dos nativos), resultando no depósito de 31 mil caminhões cheios de resíduos a cada ano.

Alison visitou a ilha para a filmagem de um episódio da série Alison’s Adventures. Foto: Milestone Media
“Baterias usadas, amianto e outros resíduos potencialmente perigosos misturados com os resíduos sólidos urbanos são colocados diariamente nas águas da ilha. Embora seja uma pequena fração do total, estes resíduos são fonte de metais tóxicos pesados e tornam-se cada vez um problema ecológico e de saúde maior para as Maldivas”, explica o ambientalista de Malé, Ali Rilwan.
Pautada na beleza natural, as Maldivas receberam o turismo de braços abertos para tornarem-se o país mais rico do sul da Ásia. Para isso, todos os mantimentos precisaram ser importados – são milhares de toneladas de carne, vegetais e óleo diesel por ano, produzindo uma quantidade insustentável de lixo.
Em 2012, a BBC classificou o estado da ilha como ‘apocalíptico’. Apesar de nenhuma grande mudança ter sido tomada até o momento, as autoridades garantem que as questões ambientais são de suma importância dentro da política do país.
Recentemente, a ativista Alison Teal esteve na ilha de Thilafushi para gravação de um episódio de sua webserie “Alison’s Adventures”. Após vivenciar a realidade da ilha, Alison deu o parecer, que será publicado em vídeo nos próximos meses. Abaixo, assista ao trailer!