Depois de vencer o Maui and Sons Arica no início de agosto, o paulista Jessé Mendes conquistou neste sábado a quarta vitória brasileira em seis edições do SATA Azores Pro, etapa Prime disputada nas Ilhas Açores, Portugal.
Jessé derrotou o francês Joan Duru e faturou o segundo título consecutivo em provas do WQS. Com 6.500 pontos, o paulista saltou da quadragésima para a sexta posição do ranking que qualifica os dez primeiros colocados ao WCT no final da temporada. Agora são cinco brasileiros na zona de classificação: Wiggolly Dantas, Jadson André, Tomas Hermes e Willian Cardoso.
Em ótima fase, Jessé avançou com boas atuações durante todo o evento e atribuiu o resultado a análise competitiva que vem fazendo nos últimos dois anos, com foco nos melhores surfistas do mundo.
"Eu usei uma tática aqui em todas as baterias que deu certo, pois nos últimos dois anos eu fiquei vendo e analisando tudo sobre o que os tops do WCT estavam fazendo para colocar no meu surf. Agora estou bem mais maduro e sabendo o que fazer nas ondas, então eu só surfei o melhor que pude e é isso que eu amo fazer. Esta foi a vitória mais importante da minha vida e quero manter este ritmo nos próximos eventos. Nós brasileiros somos como irmãos, viajamos o mundo todo juntos e é incrível ter o apoio de todos eles agora", contou Jessé Mendes.
Além de Jessé, outros dois brasileiros já venceram etapas Primes este ano. Os ubatubeneses Wiggolly Dantas e Filipe Toledo conquistaram o Quiksilver Saquarema e o US Open of Surfing, respectivamente. A próxima etapa Prime é o Cascais Billabong Pro. O evento acontece entre os dias 7 e 11 de outubro, com Jadson André defendendo o título conquistado no ano passado na Praia de Carcavelos.
Final
Jessé Mendes (BRA) 15.83 x 12.44 Joan Duru (FRA)
Semifinal
1 Jessé Mendes (BRA) 14.10 x 11.50 Ricardo Christie (NZL)
2 Joan Duru (FRA) 9.00 x 8.00 Yadin Nicol (AUS)
Quartas de final
1 Jessé Mendes (BRA) 12.97 x 10.76 Leonardo Fioravanti (ITA)
2 Ricardo Christie (NZL) 10.87 x 10.77 Tomas Hermes (BRA)
3 Joan Duru (FRA) 17.57 x 16.00 Italo Ferreira (BRA)
4 Yadin Nicol (AUS) 14.67 x 11.00 Michael Dunphy (EUA)
Clique aqui para acessar o site do SATA Azores Pro e saber mais.