26.7 C
Suva
terça-feira, 22 abril, 2025
26.7 C
Suva
terça-feira, 22 abril, 2025

Festival Ecovias mobiliza Santos


Além da tentatida da quebra de recorde, evento também alerta o público sobre a conscientização sobre a preservação do meio ambiente

Os fortes ventos que atingiram o Parque Municipal Roberto Mario Santini, o famoso Quebra-Mar de Santos (SP), prejudicaram as condições do mar e dificultaram a tentativa da quebra de recorde de mais surfistas na onda. A atividade foi a principal atração do 8º Festival de Praia Ecovias, que reuniu amantes da água salgada para um dia de prática esportiva e conscientização sobre a preservação do meio ambiente, incluindo remada ecológica e distribuição de mudas para os visitantes.

A cidade de Santos já foi incluída no Guinness Book duas vezes: em 2007, com 84 atletas, e no ano seguinte, com 100. Os sul-africanos superaram o recorde com 110 surfistas na mesma onda. 

“Foi sensacional a disposição do pessoal para a gente tentar quebrar o recorde. Infelizmente, a onda não veio. Vamos tentar novamente no ano que vem. O principal é saber a boa vontade de todo mundo de estar aqui e participar desse momento tão especial”, comentou Daniel Friedman, o diretor técnico do Festival e ícone do surf brasileiro.

O Festival também tem como objetivo levar à população uma mensagem de conscientização sobre os riscos e efeitos do aquecimento global. 

“O principal foi ter passado para a população o conceito e a necessidade de preservar o meio ambiente, de manter as praias limpas e preservar a natureza. Isso que é fundamental para os patrocinadores. O evento foi um sucesso. Estou muito feliz”, completou Rico de Souza.

DISPUTAS

O evento contou disputas, exibições e remada ecológica. A abertura da festa ficou por conta dos atletas do surfski e da natação, em evento idealizado pelo canoísta Fabio Paiva. A apresentação de surfski teve expoentes da modalidade como Jefferson Sestaro e Fred Longhin, campeão brasileiro master em 2012.

Na sequência do Festival, aconteceu o Passeio Regata Onda Limpa, reunindo atletas para uma remada de SUP ecológica, com objetivo de conscientizar a todos sobre os problemas do lixo atirado no mar. Depois da atividade, houve o sorteio de uma passagem aérea para o Peru.

Em seguida, começaram as disputas valendo pódio. A primeira delas foi a Tag Team Vivo, um revezamento de remadas em pranchas de SUP, feito em duplas. Na modalidade, o primeiro lugar ficou Mario Cavaco, líder do ranking nacional de SUP Race, e Marcelo Lins, primeiro do Brasileiro na master, com os dois faturando passagens aéreas para o Peru. “Esse evento na cidade é importante para divulgar o esporte que a gente pratica. Ganhar em casa é sempre melhor”, vibrou Marinho Cavaco.

O segundo lugar da modalidade ficou com a dupla Rogério Melo e Edilson Assunção, o Alemão de Maresias, um dos principais nomes do Brasil no surf de ondas grandes. 

Welington Reis e Marcio Grilo ficaram com o terceiro lugar e Daniel Moreira e André Paiva com o quarto. A disputa ainda contou com uma dupla feminina: Monica Pasco e Milena Amaral, duas grandes competidoras da modalidade, e com os caçulas Théo Cabeleira e Cassian, ambos de 10 anos, garantindo o futuro do esporte.

A penúltima disputa antes da tentativa do recorde foi a Porto Seguro Auto Expression Session, uma bateria sem regras, valendo a manobra mais radical no SUP. O título ficou com Carlos Martins, de Peruíbe, atual 10º colocado do ranking brasileiro, com um aéreo. A vitória rendeu uma passagem aérea para o Peru.

A última modalidade, também valendo uma passagem para o Peru, foi a Expression Session da Associação Santos de Surf, disputada com pranchinhas. Gustavo Nastasy ficou com o primeiro lugar. 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias