Silvana Lima assegura vaga para competir enter as melhores surfistas do mundo em 2015. Foto: ASP/Thomas Lodin
A brasileira Silvana Lima conquistou no último final de semana o Pantin Classic Pro, etapa de nível 6 estrelas do WQS disputado na Galicia, Espanha, e garantiu o regresso ao World Tour Feminino. Vice-campeã mundial em duas ocasiões, Silvana conquistou a segunda vitória em eventos 6 estrelas nesta temporada e assegurou matematicamente sua vaga para competir entre as 17 melhores surfistas do mundo em 2015.
A cearense conseguiu uma vitória nos últimos segundo da decisão contra a jovem australiana Bronte Macaulay. Com uma ótima campanha, Silvana foi também foi responsável por derrubar as australianas Tops do WCT Laura Enever na semifinal, e Nikki Van Dijk nas quartas de final.
"Estou muito feliz por ganhar este evento aqui de uma forma tão incrível. Bronte (Macaulay) surfou muito bem o evento todo e sei o quanto ela queria vencer esta final. Eu não achava que poderia obter a pontuação, mas quando vi a última onda eu sabia que tinha uma boa oportunidade para isso e estou feliz por ter conseguir a virada", disse Silvana, após a decisão.
O Pantin Classic Galicia Pro foi a última prova com nível máximo temporada e praticamente as seis classificadas para competir entre as Top 17 em 2014. Além da Silvana Lima, a norte-americana Sage Erickson, segunda colocada no ranking, recuperou a vaga perdida no ano passado. As australianas Laura Enever e Nikki Van Dijk, e a havaiana Coco Ho, também garantiram a permanência entre as melhores do mundo. A havaiana Tatiana Weston-Webb figura em sexto lugar no ranking.
As três última provas da temporada acontecem na América do Sul, duas no Brasil e um no Chile. A primeira etapa brasileira da temporada tem status 5 estrelas e acontece entre os dias 18 e 23 de outubro na praia da Joaquina, Florianópolis (SC). Em seguida as competidoras seguem para Itacaré, onde disputal nas ondas de Itacaré os postas da etapa de nível 4 estrelas. O encerramento da temporada acontece entre os dias 13 a 16 de novembro nas grandes ondas de Punta de Lobos, em Pichilemu, no Chile.
Final
Silvana Lima (BRA) 12,43 s 12,24 Bronte Macaulay (AUS)
Semifinal
1 Bronte Macaulay (AUS) 14.10 x 7.84 Pauline Ado (FRA)
2 Silvana Lima (BRA) 10.80 x 5.86 Laura Enever (AUS)
Quartas de final
1 Bronte Macaulay (AUS) 10.67 x 10.60 Coco Ho (HAV)
2 Pauline Ado (FRA) 9.40 x 8.77 Paige Hareb (NZL)
3 Laura Enever (AUS) 14.73 x 13.73 Sage Erickson (EUA)
4 Silvana Lima (BRA) 14.93 x 12.94 Nikki Van Dijk (AUS)
Assista abaixo o vídeo com os melhores momentos das finais femininas e do segundo dia de prova masculina.