Rasta volta ao lugar mais alto do pódio, posto que não ocupava desde a adolescência. Foto: Divulgação
Depois de vencer a categoria Monoquilha e ficar em segundo na Biquilha, o australiano Dave Rastovich conquistou mais dois títulos no Four Seasons Maldives Surfing Champions Trophy 2014, campeonato considerado o “mais luxuoso do mundo”, realizado nas direitas de Sultan’s, nas Maldivas.
Desta vez o estiloso australiano subiu ao lugar mais alto do pódio nas categorias Triquilha e Duelo Final, consagrando-se o grande campeão do evento. Rasta, como é conhecido Rastovich, embolsou US$ 10 mil, enquanto o americano vice-campeão Taylor Knox ganhou US$ 3 mil.
Depois de competir durante os primeiros anos da carreira e sagrar-se campeão mundial Pro Junior em 1995, Dave Rastovich abandonou os campeonatos para tornar-se freesurfer e dedicar mais tempo ao ativismo ambiental. Após tantos anos sem subir no pódio, Rasta deixou clara sua excitação com a competição: “Se os campeonatos fossem tão divertidos, provavelmente eu seria um competidor, mas penso que não existe mais eventos como este”.
Vice-campeão, Taylor Knox elogiou as apresentações de Dava Ratovith e celebrou a viagem prazerosa:
"Rasta surfou muito durante toda a semana. Toda vez que ele pulava do barco fazia um 9. Nós conversávamos lá fora e comentamos o quanto somos sortudos por estar por aqui. Esta foi a melhor galera que já enfrentei e convivi até hoje", revela o veterano norte-americano.
Além de Rasta e Knox, o Four Seasons Surfing Champions Trophy ainda reuniu outras lendas do surf, todos ex-campeões mundiais. Sunny Garcia, Rochelle Ballard, Taylor Jensen e o brasileiro Fabio Gouveia também participaram deste grande evento.
Assista abaixo o vídeo da final nas quarto categorias:
*Triquilha
*Monoquilha
*Biquilha