28.7 C
Suva
terça-feira, 22 abril, 2025
28.7 C
Suva
terça-feira, 22 abril, 2025

Guarujaense acirra a briga pelo título


Kaue Germano vence etapa na categoria Estreante. 

Por Fabio Maradei
Foto Silvia Winik

A segunda etapa do Rip Curl Guarujaense de Surf foi esquentou a briga pela liderança do ranking municipal no último final de semana, nas ondas do Canto do Maluf, Pitangueiras, Guarujá (SP). 

O local Edgard Groggia, 17, fez uma final impecável na categoria Júnior impecável, garantindo um 10 unânime e 9.33, para somar 19.33 pontos de 20 possíveis.

Além dele, dois veteranos das ondas fizeram bonito: Eric Miyakawa, 39 anos, na Stand Up Paddle, e Jojó de Olivença, 47, na Master. Para completar as grandes atuações, Carlos Eduardo conquistou a categoria mais desejada, a Open. 


Carlos Eduardo supera o líder Magno Pacheco na decisão. 

Além dos quatro, comemoraram as vitórias os surfistas Daniel Farias, na Longboard; Júlia Santos, na Feminina; Eduardo Motta, na Iniciante; Leonardo Guimarães, na Mirim; e Kauê Germano, de São Sebastião, na Estreante.

As apresentações de gala começaram ainda no sábado, com um 10 unânime de Jojó na Master. Com 35 anos de surf, dois títulos brasileiros profissionais, um paulista e seis anos no WCT, ele segue com a gana de competidor. Só que agora sem pressão, apenas para se divertir. “Nunca vou parar. A diferença é que antes eu competia por premiação. Hoje é por prazer”, disse Jojó, que ainda assistiu o filho Kaipo Jesus na final Open.

Na final júnior, Edgard Groggia não deu chances aos adversários com 9.33 e 8.27. Sem pressão, Groggia completou um aéreos 360 alto, e algumas manobras para arrancar uma nota 10. “Como já tinha uma boa pontuação, arrisquei. Senti que era a onda e pensei: é agora. Nunca tinha ganhado um 10. Foi incrível”, afirmou Edgard, dono de cinco títulos guarujaenses.


Jojó Olivença mostra estar em forma nas ondas do Maluf. 

Já Eric Miyakawa, abriu a final com 9.93 e 7.67 para manter-se na liderança até o final. Ao sair da água, comemorou com a sua filha, Isabela. “E está vindo mais um ai, que ainda não sabemos se é menino ou menina. A vitória é para eles”, comentou Miyakawa.

 

Na final Open, Carlos Eduardo fez a revanche sobre Magno Pacheco, o atual campeão do Circuito. Com notas 8.67 e 9, ele superou o rival – 17,67 a 15,10 – e saiu carregado nos ombros. “Estou bem feliz. É uma emoção muito forte. Tenho de agradecer muito ao Ademir (Silva), que me incentivou a voltar a competir”, vibrou o atleta de 23 anos, que ficou dois anos fora dos campeonatos. “Parei por falta de apoio, mas agora estou animado e vou tentar o título. Espero que tenha chegado a minha hora”, acrescentou.

Outra final bem disputada foi no Longboard. Daniel Farias terminou na frente, mas teve a “sombra” de Adriano Melo e Marcelinho do Tombo, que inclusive garantiu a melhor nota da final, um 8,67. “Foi muito bom vencer aqui e espero que outros bons resultados venham”, falou o surfista de 26 anos.

Na Feminina, Júlia Santos manteve a ponta. A segunda colocada, Louise Frumento, filha do veterano Luiz Juquinha, mostrou versatilidade também competindo na SUP. Na estreante, Kauê Germano foi outro atleta a garantir uma nota excelente (9.33), para assegurar o primeiro lugar, superando o favorito Eduardo Motta, que esteve também na final Iniciante para levar a vitória. Já entre os Mirins, Leonardo Guimarães saiu melhor de uma bateria acirrada, com Renan Pulga, de São Sebastião e Matheus Mariano, outro destaque do dia, também em duas finais.


Eduardo Motta vence categoria Iniciante e é destaque na Estreante. 

Várias ações foram realizadas, como a distribuição de mudas de árvores nativas e revistas HARDCORE. Os atletas também receberam o DVD da edição comemorativa de 15 anos do Rip Curl Grom Search, que teve a sua final nesta mesma praia. Além disso, mais de 120 quilos de alimentos foram arrecadados como parte das inscrições dos competidores e serão doados a uma instituição de caridade.

A terceira e última etapa do Rip Curl Guarujaense de Surf acontece nos dias 30 e 31 deste mês. Junto aos títulos municipais, será realizada a decisão do supercampeão, com os campeões voltando ao mar para uma bateria especial, valendo como prêmio uma viagem para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali.

O Rip Curl Guarujaense de Surf tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da HARDCORE. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

 

OPEN

1 Carlos Eduardo

2 Magno Pacheco

3 Nathan Brandi

4 Kaipo Jesus

JÚNIOR

1 Edgard Groggia

2 Kauê Silva

3 Leandro Alves (São Sebastião)

4 Matheus Mariano

SUP

1 Eric Miyakawa

2 Adriano Lima

3 Michel Jonas

4 Valdemir Oliveira

 

MASTER

1 Jojó de Olivença

2 Geovani Simioni

3 Rogério Guirra

4 Eduardo Febem

LONGBOARD

1 Daniel Farias

2 Adriano Melo

3 Marcelinho do Tombo

4 Luan Xavier (Itanhaém)

 

MIRIM

1 Leonardo Guimarães

2 Renan Pulga (São Sebastião)

3 Mateus Mariano

4 Giovani Pontes

 

INICIANTE

1 Eduardo Motta

2 Guilherme Jesus

3 Mateus Lima (Itanhaém)

4 Lucas Oliveira

FEMININO

1 Júlia Santos (São Vicente)

2 Louise Frumento

3 Erica Lima

4 Bruna Jettner

ESTREANTE

1 Kauê Germano (São Sebastião)

2 Eduardo Motta

3 Mateus Lima (Itanhaém)

4 Yuri Beltrão (Santos)

RANKING APÓS 2 ETAPAS

OPEN

1 Carlos Eduardo – 1.900

1 Magno Pacheco – 1.900

3 Kaipo Jesus – 1.260

3 Kalani Silva – 1.240

JÚNIOR

1 Edgard Groggia – 1.810

2 Leonardo Guimarães – 1.260

3 Kauê Silva – 1.182

4 Samuel Pupo (São Sebastião) – 1.000

SUP

1 Michel Jonas – 1.810

2 Adriano Lima – 1.287

3 Louise Frumento – 1.062

3 Angelo Gomes – 1.062

 

MASTER

1 Jojó de Olivença – 2.000

2 Rogério Guirra – 1.620

3 Geovani Simione – 1.556

4 Eduardo Febem – 1458

LONGBOARD

1 Luan Xavier (Itanhaém) – 1.729

2 Danilo Rodrigo 1.556

3 Jonas Lima (Itanhaém) – 1.385

4 Bruno Prosdócimi – 1.341

MIRIM

1 Leonardo Guimarães – 1.900

2 Giovani Pontes – 1.260

3 Alax Soares – 1.062

4 Samuel Pupo – 1.000

INICIANTE

1 Eduardo Motta – 2.000

2 Mateus Lima (Itanhaém) – 1.710

3 Guilherme Jesus – 1.431

4 Tarcysio Souza – 1.187

FEMININO

1 Erica Lima – 1.710

2 Kayane Reis (Saquarema/RJ) – 1.656

3 Bruna Jettner – 1.458

4 Louise Frumento – 1.431

ESTREANTE

1 Eduardo Motta – 1.900

2 Mateus Lima (Itanhaém) – 1.710

3 Kauai Marinho (Saquarema/RJ) – 1.466

4 Yuri Beltrão (Santos) – 1.458

 


Edgard soma 
19.33 pontos de 20 possíveis na final da categoria Júnior.  



Carlos Eduardo assume a liderança ao lado de Magno Pacheco. 



CEO da Rip Curl Brasil, Felipe Silveira participa da distribuição de mudas da acão Rip Curl Planet. 


 

 


Edgard Groggia foi o dono da melhor performance no dia decisivo.



Surfistas da categoria Iniciantes interagem na praia. 



Mudas nativas também foram distribuídas. 


 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias