Na última sexta-feira (4/07), dia em que se celebra a independência dos Estados Unidos, a baía de Waimea, no North Shore da ilha de Oahu, foi palco de uma briga generalizada ainda sem explicações concretas.
Segundo o morador local Rory Parker, rumores indicam que houve uma brida agendada por gangues rivais; no caso os Hell’s Angels contra os Da Hui.
Ainda segundo Parker, os 12 policiais enviados para apartar a briga não foram suficientes para frear a fúria de um número incontável de brigões. Sem sucesso, a polícia também tentou achar explicações para a briga, mas ressaltou que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas agravou a situação.
A baía de Waimea faz parte da história do surf mundial. Tida como uma praia icônica, todos os anos o pico recebe ondulações gigantes durante a temporada havaiana, que atrai os maiores big riders do planeta. Waimea também foi onde Eddie Aikau escreveu parte da sua história com dezenas de resgates enquanto trabalhava como salva vidas, e até hoje é homenageado com o Quiksilver Eddie Aikau, um dos eventos de ondas grandes mais prestigiados do mundo disputados nas ondas do pico.
No vídeo abaixo, alguns dos maiores big riders do mundo falam sobre a onda de Waimea.