28.7 C
Suva
terça-feira, 22 abril, 2025
28.7 C
Suva
terça-feira, 22 abril, 2025

Puerto recebe ondulação gigante


Foto: Matheus Navarro

Logo nos primeiro dias de julho, a maior ondulação da temporada atingiu o México com condições perfeitas para a praia de Puerto Escondido, na cidade de Oaxaca. Alguns surfistas brasileiros integrantes da expedição organizada pela Aprimore Surf – escola de treinamento funcional do ex-competidor Leandro Grilo, além de big riders do mundo inteiro encararam morras de até 25 pés no temido beachbreak. 

Também apelidado de “mexican pipe” pela semelhança com as ondas havaianas de Pipeline, o pico conta com um canyon submerso que amplifica as ondulações de sul e sudeste, fazendo com que as ondas quebrem maiores do que nos outros spots mexicanos. 

Com uma direita gigante surfada na bancada de Carmelita’s no maior dia do swell (5/07), Shane Dorian entrou para a disputa de Ride of the Year do XXL. O havaiano completou um drop super-atrasado e sumiu dentro do tubo para arrancar gritos do público na praia.

Outro destaque do maior dia foi o peruano Gabriel Villaran. Quarto colocado no Billabong Pico Alto, primeira etapa do Big Wave World Tour disputada no Peru na última quinta-feira, Villaran se apressou para fazer as malas e voar para o México. Gabriel protagonizou um tubo profundo em uma onda espumada para também garantir sua entrada no XXL. 

As imagens do swell não paravam de brotar nas redes sociais. Lucas Silveira, Ricardo dos Santos, Alex Chacon, Marco Giorgi, Yago Dora, Pedro Calado, Leandro da Silva, entre outros divulgaram imagens das bombas. 

Na alta temporada a região recebe milhares de surfistas, mas nem todos encaram os maiores dias. Mesmo acostumado com condições extremas em picos como Teahupoo e Pipeline, o brasileiro Ricardo dos Santos também sofreu nas ondas desafiadoras do pico. 

“Acredito que essa foi a abandonada mais crítica da minha vida. Depois de duas horas sem pegar onda, as ruins começaram a parecer boas”, contou Ricardinho ao postar o eject. 


Ricardo dos Santos. Foto: Aprimore Surf

Em outro post, o catarinense mostra sua gun quebrada em três partes: “Puerto não está nada fácil. Tomei as vacas da vida e o resultado foi este”. 


Foto: Reprodução/Instagram – Ricardo dos Santos

Uruguaio radicado em Garopaba, Margo Giorgi também pagou o preço e sentiu a pressão ao forçar um drop malsucedido – “Até tentei dropar com a pontinha dos dedos, mas não deu certo”. 


Marco Giorgi. Foto: Aprimore Surf

Com apenas 18 anos, o carioca Lucas Silveira foi um dos mais atirados no mar. Não é a primeira vez que o surfista é destaques em sessões de big surf. Na última temporada havaiana, Lucas participou de alguns treinamentos especializados para ondas grandes e surfou Jaws e Waimea, duas das maiores ondas havaianas. O jovem parece ter tomado gosto pela coisa.

"Que swell foi esse aqui em Puerto. Essa foi uma das maiores ondas que já peguei. Muitos aprendizados, caldos e tubos", disse Lucas, ao postar a foto abaixo. 


Lucas Silveira. Foto: Aprimore Surf

E depois de surfar nos quatro cantos do mundo, foi ali que o carioca teve a melhor sessão da vida: "Session da minha vida nesta tarde", postou Lucas no último sábado (5/07). 


Lucas Silveira. Foto: Aprimore Surf

Confira abaixo mais fotos dos surfistas que marcaram presença no outside.


Brad Dumke também fez aparições de skimboard. Foto: Reprodução/instagram


Alex Chacon. Foto: Pedro Manga


Leandro da Silva. Foto: Reprodução



Nelson Pinto. Foto: Daniel Nava



Yago Dora. Foto: Aprimore Surf



Pedro Calado. Foto: Miguel Lopez

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias