O havaiano Makua Rothman foi o grande vencedor do Billabong Pico Alto, primeira etapa da temporada 2014/2015 do Big Wave World Tour, que foi realizado nesta quinta-feira, em Punta Hermosa, Peru. Em ondas de aproximadamente 30 pés, o campeão que participou como convidado pela ASP impressionou com uma performance impecável na decisão.
A bateria final contou com o local Gabriel Villaran, o sul-africano atual campeão mundial Grant “Twiggy” Baker e os americanos Shawn Dollar, Greg Long e Anthony Tashnick, e o representante da família Rothman, que ficou agarrado na crista de uma bomba e completou um drop suicida descendo junto com o lip para descolar a maior nota da competição – 9.40.
Twiggy também arrancou gritos da torcida ao descer a maior onda do dia e conseguir um 8, mas não achou um backup e terminou a bateria na quinta colocação. Um dos favoritos ao título, o ex-campeão mundial Greg Long se posicionou bem no outside, mas não encontrou as ondas que procurava, finalizando a bateria com apenas uma onda surfada (3.50).
Único brasileiro na competição, Carlos Burle foi barrado na semifinal e encerrou sua participação na sétima colocação. Os americanos Alex Gray e Kelly Slater, este último convidado pela ASP, foram as ausências do campeonato.
O evento marca a etapa inaugural do BWWT sobre tutela da ASP. A maior novidade anunciada para a temporada foi o cronograma flexível, com período de espera maior e dividido entre os hemisférios Sul e Norte.
A janela para as etapas de Punta de Lobos (Chile) e Dungeons (África do Sul) continua aberta até o dia 31 de agosto. Já as etapas de Todos Santos (México), Punta Galea (País Basco) e Jaws (Hawaii) tem período de espera entre os dias 15 de outubro de 2014 e 28 de fevereiro de 2015.
Resultado
1 Makua Rothman (HAW) – 27.33 pontos
2 Anthony Tashnick (USA) – 22.00
3 Shawn Dollar (USA) – 20.26
4 Gabriel Villaran (PER) – 16.80
5 Grant Baker (ZAF) – 16.00
6 Greg Long (USA) – 7.00
Para saber mais, acesse o site ASPWorldTour.com.