Adriano de Souza encontra melhor esquerda da bateria e avança em Itaúna. Foto: Pedro Monteiro
Por Felipe Fernandes
O dia amanheceu nublado e com séries de 6 pés prejudicadas pelo vento sudoeste no quarto dia do Quiksilver Saquarema Prime 2014. Com o cronograma apertado e as incertezas das condições para o domingo, a organização decidiu promover as duas baterias pendentes do Round 4 e as oitavas de final em condições desafiadoras na praia de Itaúna.
Confira galeria completa do segundo dia de evento
Com as quartas de final definidas, três brasileiros seguem com chances de título. O potiguar Jadson André foi o primeiro a conquistar a vaga ao derrotar o cearense Heitor Alves na quinta bateria do dia.
Na disputa seguinte, Adriano de Souza conseguiu atacar a parte mais criticas das ondas e abriu uma boa vantagem sobre o catarinense Tomas Hermes.
"A bateria foi boa, mas consegui achar uma onda salvadora pra fazer duas manobras fortes e avançar para a próxima fase. Eu gostaria de enfrentar os gringos, mas é uma honra competir com os brasileiros também, pois sei o quanto eles são bons e faço parte desse time. O Jadson (André) é um amigo, um grande adversário, então tem tudo para ser uma boa bateria", conta mineiro.
O terceiro a conquistar a vaga foi o paulista Wiggolly Dantas. Local de Ubatuba, Wiggolly contou com uma interferência do norte-americano Chris Ward no final da bateria para assegurar sua vaga nas quartas de final.
Enquanto Gui Gui encara o neozelandês Ricardo Christie neste domingo, Jadson e Mineiro se enfrentam em busca de uma vaga na semifinal.
Sob os aplausos da torcida, o local Raoni Monteiro derrotou o basco Aritz Aranburu, mas acabou eliminado nas oitavas de final pelo neozelandês Billy Stairmand. Os paulistas Hizunomê Bettero e Alex Ribeiros foram superados pelo guadalupe Charles Marti e pelo espanhol Gony Zubizarreta, ambos classificados para as quartas.
Outra derrota muito sentida pela torcida foi a do Top Filipe Toledo. O local de Ubatuba perdeu para o havaiano Keanu Asing na segunda bateria das oitavas de final. Os dois disputaram três baterias no evento. Na primeira disputa da competição, na terça-feira, e o havaiano levou a melhor. Na quinta-feira, o brasileiro deu o troco na primeira rodada classificatória para as oitavas de final, mas no sábado Keanu Asing achou as melhores ondas para desempatar a disputa.
Uma nova chamada acontece às 8:30 horas (horário de Brasília) deste domingo. Se tudo correr como previsto, o evento começará às 9:00 horas, com a final prevista para começar às 12:30 horas.
Quartas de final
1 Gony Zubizarreta (ESP) x Keanu Asing (HAV)
2 Adriano de Souza (BRA) x Jadson André (BRA)
3 Wiggolly Dantas (BRA) x Ricardo Christie (NZL)
4 Charles Martin (GLP) x Billy Stairmand (NZL)
Oitavas de final
1 Gony Zubizarreta (ESP) 12.86 x 11.87 Alex Ribeiro (BRA)
2 Keanu Asing (HAV) 12.13 x 11.54 Filipe Toledo (BRA)
3 Jadson André (BRA) 13.33 x 11.20 Heitor Alves (BRA)
4 Adriano de Souza (BRA) 14.60 x 8.93 Tomas Hermes (BRA)
5 Ricardo Christie (NZL) 16.00 x 8.10 Nic Von Rupp (PRT)
6 Wiggolly Dantas (BRA) 12.77 x 6.50 Chris Ward (EUA)
7 Billy Stairmand (NZL) 12.43 x 11.74 Raoni Monteiro (BRA)
8 Charles Martin (GLP) 12.60 x 6.36 Perth Standlick (AUS