Filipe Toledo vence duelo de aéreos contra o australiano Julian Wilson. Foto: Fred Rozario
Os brasileiros Filipe Toledo, Gabriel Medina e Jadson André se adaptaram bem às difíceis condições do Postinho na Barra da Tijuca, e avançaram direto para o terceira round, nesta abertura do Billabong Rio Pro. Entre as mulheres, a cinco vezes campeã mundial Stephanie Gilmore e a brasileira Silvana Lima caíram em suas baterias, e agora voltam às repescagens.
Clique aqui para ver a galeria de fotos
A previsão furou e a ondulação não encostou como previsto na Barra da Tijuca, não passando de no máximo 1 metro; e as condições força barra causou surpresas, como as derrotas de Kelly Slater, Mick Fanning e Adriano de Souza, três dos favoritos ao título.
Entre os brasileiros, David do Carmo, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Raoni Moneiro e Peterson Crisanto também perderam e estão escalados para a repescagem.
Atual líder do ranking, Gabriel Medina confirmou o favoritismo. O local de Maresias encontrou o melhor tubo da bateria e aproveitou a supervalorização dos aéreos por parte dos juízes, para vencer o carioca Raoni Monteiro e o australiano Adrian Buchan, na segunda bateria do dia.
Rodeado pelos fãs, Medina mal conseguiu caminhar pela praia após a bateria e comentou as condições do mar: “Está um pouco difícil de surfar por causa do beach break. As ondas estão quebrando em todos os lugares. É preciso estar na hora certa, no lugar certo. Foi importante ganhar na bateria de estreia e ir direto para a terceira fase com confiança”.
.jpg)
Medina avança e mantém liderança do ranking. Foto: ASP/Daniel Smorigo
FILIPE TOLEDO
Já o ubatubense Filipe Toledo, que acaba de se mudar para a Califórnia, foi o maior destaque do dia. O paulista se deu bem nas marolas do Postinho e fez o público vibrar a cada decolagem; cravou a melhor nota (9.43) e o melhor somatório do campeonato (18.30).
Enquanto o espanhol Aritz Aranburu não se achou na bateria, o australiano Julian Wilson também partiu para o jogo aéreo, mas não completou a maioria dos voos e acabou na repescagem.
“Me senti bem tranquilo, literalmente em casa. As ondas não estão lá essas coisas, mas a gente está acostumado com essas condições. Fui para arriscar tudo logo no começo e a tática deu certo. Sabia que se acertasse já iria matar a bateria, e se errasse, ia dar tempo de tentar de novo. Fui logo para o aéreo e deu certo”, contou o brasileiro após a disputa.
Escalado para a penúltima bateria da primeira fase, o potiguar Jadson André conseguiu uma virada surpreendente sobre o australiano Owen Wright e o taitiano Michel Bourez, vencedor da segunda etapa da perna australiana em Margaret River.
.jpg)
Jadson André usa seus aéreos para vencer no Postinho. Foto: ASP/Daniel Smorigo
PRÓXIMA PARADA E MULHERES
Duelo quentes são esperados para a segunda fase do evento. O wildcard David do Carmo encara o atual campeão mundial Mick Fanning, enquanto o paranaense Peterson Crisanto encara o norte-americano Kelly Slater no segundo confronto do dia.
Após a disputa do Round 1 masculino, as mulheres foram para água. A brasileira Silvana Lima acabou derrotada pela havaiana Carissa Moore, e encara a repescagem na próxima fase. Sally Fitzgibbons, Tylor Wright também avançaram. Mas a torcida ficou frustrada com a derrota da australiana Steph Gilmore, que acabou derrotada pela compatriota Nikki Van Dijk.
Uma nova chamada acontece às 7:00 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira.
Round 1
1 Tiago Pires (POR) 9,70 x Adriano de Souza (BRA) 9,60 x Sebastian Zietz (HAV) 6,40
2 Gabriel Medina (BRA) 14,53 x Raoni Monteiro (BRA) 10,17 x Adrian Buchan (AUS) 7,87
3 Taj Burrow (AUS) 10,10 x Brett Simpson (EUA) 7,83 x Adam Melling (AUS) 7,24
4 Joel Parkinson (AUS) 13,67 x Jeremy Flores (FRA) 12,20 x Glenn Hall (IRL) 8,67
5 Mitch Crews (AUS) 13,07 x Kelly Slater (EUA) 8,90 x Peterson Cristano (BRA) 8,53
6 Kolohe Andino (EUA) 13,10 x David do Carmo (BRA) 10,30 x Mick Fanning (AUS) 10,07
7 Josh Kerr (AUS) 14,33 x Bede Durbidge (AUS) 14,20 x Dion Atkinson (AUS) 10,76
8 Jordy Smith (AFR) 13,67 x Freddy Patacchia Jr. (HAW) 12,50 x Travis Logie (AFR) 9,60
9 Filipe Toledo (BRA) 18,30 x Julian Wilson (AUS) 13,93 x Aritz Aranburu (ESP) 10,47
10 Nate Young (EUA) 11,86 x Alejo Muniz (BRA) 11,67 x Miguel Pupo (BRA) 9,94
11 Jadson André (BRA) 12,13 x Owen Wright (AUS) 11,60 x Michel Bourez (PYF) 10,03
12 John John Florence (HAW) 12,16 x C.J. Hobgood (EUA) 11,53 x Matt Wilkinson (AUS) 10,80
Round 2
1 Mick Fanning (AUS) x David do Carmo (BRA)
2 Kelly Slater (EUA) x Peterson Cristano (BRA)
3 Adriano de Souza (BRA) x Glenn Hall (IRL)
4 Julian Wilson (AUS) x Brett Simpson (EUA)
5 Michel Bourez (PYF) x Raoni Monteiro (BRA)
6 C.J. Hobgood (EUA) x Dion Atkinson (AUS)
7 Owen Wright (AUS) x Travis Logie (AFR)
8 Miguel Pupo (BRA) x Aritz Aranburu (ESP)
9 Freddy Patacchia Jr. (HAW) x Alejo Muniz (BRA)
10 Bede Durbidge (AUS) x Matt Wilkinson (AUS)
11 Sebastian Zietz (HAW) x Jeremy Flores (FRA)
12 Adrian Buchan (AUS) x Adam Melling (AUS)