O terremoto submarino de 8,2 graus na Escala Richter que atingiu o norte do Chile na última terça-feira, às 20:46 horas (horário de Brasília), causou seis mortes no país.
O tremor foi sentido com mais rigor nas cidades de Arica, Antofagasta e Iquique, locais que ficam a aproximadamente 1.800 quilômetros da capital Santiago.
O terremoto também gerou um tsunami com cerca de 2 metros na costa do país. O alerta fez mais de 900 mil pessoas abandonarem suas residências na terça-feira à noite em busca de abrigo longe da costa.
O onda também atingiu alguns locais da América do Sul e Central, mas não foram registrados estragos significativos. Países como Peru, Equador e México passarem ilesos pela onda.
O alerta se estendeu aos países do outro lado do Pacífico, mas depois de serem registradas paredes com aproximadamente 1 metro de altura na madrugada da última quarta-feira em algumas praias do Hawaii, o alerta foi cancelado no Tahiti, Fiji, Nova Zelândia e Japão.
Em Oahu, medidores de Haleiwa registraram 12 centímetros de elevação por 14 minutos. O porta-voz do Centro de Gerenciamento de Emergências do município de Honolulu, Peter Hirai, afirmou que houve pouca atividade quando a primeira onda do terremoto atingiu as praias de Oahu.
A PTWC (Pacific Tsunami Warning Center) e a NOAA (Nacional Oceanic and Atimospheric Administration) desenvolveram uma Animação mostrando o deslocamento das ondas pelo oceano Pacífico. No vídeo acima é possível ver minuto a minuto a propagação da onda pelo mar.
Imagem: Centro Nacional de Alarmes de Tsunami